Por cadu.bruno
Rio - Os cerca de 30 motoristas de van que realizaram protesto e complicaram o trânsito na Zona Oeste na manhã desta quarta-feira ameaçam nova manifestação nesta noite, no entorno do Maracanã, que recebe a final da Copa do Brasil entre Flamengo e Atlético-PR. Os motoristas não descartam fechar a Ponte Rio-Niterói na manhã desta quinta-feira.
Eles tentaram sair em carreata até o Palácio Guanabara, para cobrar apoio do governador Sérgio Cabral. No entanto, foram impedidos por policiais do Batalhão de Choque, pois os veículos não teriam autorização para circular.
Protestou complica o trânsito na Zona OesteCarlos Eduardo Cardoso / Agência O Dia

"Uma manifestação de motoristas de van durante um jogo demonstra total falta de foco do movimento. Temos que cobrar a postura como profissionais do transporte coletivo", disse o delegado Cláudio Ferraz, chefe da Coordenadoria Especial de Transporte Complementar.

Por volta de 12h40, Ricardo Douglas Valadares, presidente da Associação de motoristas, foi detido e levado à 16ª DP (Barra da Tijuca). Revoltados, outros motoristas interditaram a pista central da Avenida das Américas, sentido Zona Sul. Ele e outros trabalhadores protestam contra as novas regras do Serviço de Transporte Público Local.

Publicidade
Antes de ser detido, Ricardo afirmou que mais de 400 vans que participariam da manifestação foram bloqueadas em frente ao Autódromo de Jacarepaguá, na Avenida Embaixador Abelardo Bueno. "Das 2.500 vans que rodavam em Jacarepaguá, Barra e Recreio, só 355 foram licitadas", reclamou.
Por conta do protesto%2C ônibus não conseguiram acessar o Terminal AlvoradaLeitor %40diego_militao13

O grupo chegou a fechar as entradas e saídas do Terminal Alvorada por aproximadamente 20 minutos, o que provocou grande congestionamento nas avenidas Ayrton Senna e Embaixador Abelardo Bueno, na Barra da Tijuca. Por volta de 9h45, os manifestantes fecharam a pista central da Avenida das Américas, sentido Recreio.

"Manifestações são bem recebidas e necessárias, mas os excessos não podem acontecer e não serão tolerados. Esse grupo está causando um trantorno enorme pra população. Eles são os mesmos que invadiram a Prefeitura e a Secretaria de Transportes, na época que da manifestação em Rio das Pedras", completou Ferraz.

Em nota, a Coordenadoria Especial de Transporte Complementar afirmou que "os constantes protestos que estão sendo realizados por motoristas de vans, inclusive o de hoje, onde o terminal Alvorada, na Barra da Tijuca foi fechado, são um caso de Segurança Pública e da Polícia Militar".