Por thiago.antunes
Publicado 05/12/2013 00:19 | Atualizado 05/12/2013 00:21

Rio - O verão ainda não chegou oficialmente, mas as altas temperaturas foram um convite para os cariocas lotarem as praias. A sensação térmica chegou aos 37 graus, e o calor segue nesta quinta: segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, os termômetros podem chegar aos 39 graus. A quarta-feira ensolarada também marcou o segundo dia da Operação Verão 2014, da Secretaria Estadual de Ordem Pública (Seop), que está coibindo irregularidades na orla. Banhistas, barraqueiros e ambulantes mostraram estar cientes das novas regras e esperam fiscalização intensa.

O mate vendido em galão é um símbolos do verão carioca. João Augusto, de 31 anos, é ambulante e está se preparando para seguir as regras: “Agora que consegui comprar os galões de mate, não posso dar mole e perder minha mercadoria”, conta João. “Tudo está legalizado. Minha limonada é da fruta, não é suco pronto, não”. 

O coroamento de um belo dia de sol e calor na Praia do Arpoador%3A temperatura pode chegar a 39 graus nesta quinta-feiraMárcio Mercante / Agência O Dia

Denise Pereira é comerciante na Praia de Ipanema há 38 anos. Hoje, é dona de uma barraca, na altura do Posto Nove. Ela já foi multada por agentes da Seop. “Deixei lixo em volta da barraca e tive que pagar uma taxa. Mas hoje está tudo o.k., como tem que ser, ou eles vem e multam mesmo”, afirmou. 

A Seop também regulamentou a prática de esportes à beira-mar, autorizada a partir das 17h. Mas banhistas indicaram que a proibição surte efeito momentâneo: a bola desce quando o agente passa, mas volta a subir quando ele vai embora. “É ridículo que se proíba a prática do altinho, um símbolo da cidade”, reclamou Artur Cumprido, 21 anos, que jogava com amigos.

110 multas aplicadas

Munidos de tablets, os agentes da Seop e guardas municipais autuaram e rebocaram 12 veículos que serviam como depósito de mercadorias de ambulantes, sendo cinco kombis, quatro caminhonetes, dois reboques, e um veículo de passeio que fazia o transporte de mercadorias. No total, 24 veículos foram levados por estarem estacionados em locais proibidos. E 110 multas de trânsito foram aplicadas. 

Foram fiscalizados 29 ambulantes (barraqueiros e tiracolos). Um deles foi multado por não apresentar tabela de preço e estar com a taxa de utilização da área pública vencida. A prática irregular de esportes foi coibida pelos agentes. Entre as praias do Flamengo e Grumari, 82 jogos (altinho e frescobol) foram suspensos. A presença de 40 cães também foi evitada nas areias.

Você pode gostar