Flordelis durante audiência em Niterói
Flordelis durante audiência em NiteróiEstefan Radovicz /Agência O Dia
Por O Dia
Rio - O advogado Anderson Rollemberg deixou o processo da deputada Flordelis (PSD) depois de quase dois anos atuando na defesa da parlamentar. Agora, Rodrigo Faucz Pereira e Silva, Luiz Eduardo Trigo Roncaglio e Jader da Silveira Marques fazem a defesa da pastora. Flordelis assinou o documento que revoga a procuração de Rollemberg no dia 12 de maio. Segundo ele, a decisão foi estratégica. Ela é acusada de ser a mandante do assassinato do pastor Anderson do Carmo, morto a tiros em junho de 2019, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio.
"Continuo no processo atualmente pelo filho biológico Flávio, que é acusado de ser o executor do crime. Essa saída nesse momento foi tão somente estratégia de defesa da banca de advogados. Não há outro motivo", explicou.
Publicidade
A assessoria da parlamentar informou que a atuação dos novos advogados também engloba o processo que tramita na Comissão de Ética da Câmara dos Deputados, o qual está em fase de apresentação de relatório final. Ainda segundo a assessoria de Flordelis, a deputada estaria sofrendo "uma intolerável perseguição e ataques em redes sociais e por alguns setores da mídia", disse.
Rollemberg já se envolveu em polêmicas durante sua atuação como advogado de Flordelis. Em novembro de 2020, ele chegou a discutir com a juíza do caso ao pedir que uma das testemunha reconhecesse a assinatura de um documento que não havia sido entregue ao juízo com antecedência. A magistrada criticou a defesa e um bate-boca tomou conta da sessão, realizada na 3ª Vara Criminal de Niterói.
Publicidade
No último depoimento que a deputada prestou ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, na quinta-feira (13), Flordelis chorou e afirmou que foi agredida por Anderson do Carmo. Ela também alegou que o marido ficava com mais da metade do salário dela como parlamentar. Segundo a deputada, o dinheiro era usado para pagar dívidas do casal e para manter a igreja em que atuavam. Flordelis também negou qualquer envolvimento com a morte dele.
"Eu me tornei cantora renomada pelo meu talento, pela minha voz, mas foi através das articulações que ele fez. Se forem na gravadora, vão ouvir também que as reuniões, as principais reuniões, era ele quem ia", contou.
Publicidade
A Justiça do Rio decidiu que a parlamentar irá à júri popular pela morte do marido. A decisão foi assinada pela juíza do 3º Tribunal do Júri de Niterói (RJ), Nearis dos Santos Carvalho Arce, outras nove pessoas indiciadas pelo crime também serão submetidas à decisão dos jurados.
Confira a nota na íntegra:
Publicidade
A partir desta semana, ingressaram na coordenação da defesa da deputada Flordelis dos Santos de Souza os advogados Rodrigo Faucz Pereira e Silva, Luiz Eduardo Trigo Roncaglio (ambos do escritório Faucz, Santos & Advogados Associados, de Curitiba) e Jader da Silveira Marques (do escritório Jader Marques Advocacia Penal Empresarial, de Porto Alegre). A atuação dos defensores também engloba o processo que tramita perante a Comissão de Ética da Câmara dos Deputados, o qual está em fase de apresentação de relatório final.
A deputada Flordelis, por representar a mulher negra e oriunda das comunidades pobres, vem sofrendo uma intolerável perseguição e ataques em redes sociais e por alguns setores da mídia. O que, infelizmente, reflete a cultura de opressão decorrente do racismo e do machismo estrutural da nossa sociedade.
Publicidade
A defesa aposta na integridade da Câmara dos Deputados e do Poder Judiciário para fazer respeitar os direitos e garantias da pessoa humana acusada, sobretudo na afirmação da presunção de inocência e do devido processo legal - assegurados o contraditório e a plenitude de defesa.
Os direitos e garantias fundamentais constitucionais devem ser aplicados para todas as pessoas sem qualquer distinção de raça, gênero, origem social ou mesmo da opinião pública.