Rio - A ampliação do passe livre estudantil nos ônibus municipais, anunciada pela prefeitura na semana passada, começou a valer ontem para os alunos da rede pública do ensino fundamental e médio que já tinham o cartão RioCard. O mesmo vale para os universitários do ProUni, que já tinham um RioCard especial para pagar meia-passagem.
Estes dois grupos têm direito a receber 76 gratuidades por mês a partir de hoje. Antes, os alunos do ensino fundamental e médio recebiam 60 passagens por mês. O objetivo do aumento de 16 gratuidades é que os estudantes possam usar os ônibus também nos fins de semana para se deslocarem até os bens culturais da cidade, segundo decreto do prefeito Eduardo Paes.

O limite diário para cada um continua a ser quatro passagens. Os jovens do ensino fundamental e médio, porém, precisam, nos dias de semana, além de portar o RioCard, estar uniformizados para ingressar nos ônibus da cidade. O terceiro grupo que passou a ter direito às gratuidades pelo novo decreto do prefeito é o de universitários, de faculdades públicas ou privadas, com renda familiar per capita de até um salário mínimo por mês.
Para estes, é necessário se cadastrar nas agências do RioCard no município do Rio a partir do dia 10. Os estudantes devem levar comprovante de matrícula e de renda atualizados. A comprovação de renda pode ser feita pela declaração de imposto de renda ou contracheque dos responsáveis legais ou uma “autodeclaração” com assinatura de termo específico, a ser oferecido no local. A lista com as agências do RioCard pode ser conferida no site da empresa: www.cartaoriocard.com.br.
A ampliação do passe livre estudantil foi anunciada pela prefeitura no dia da publicação do reajuste das passagens dos ônibus municipais para R$ 3. Em entrevista ao jornal O DIA, o prefeito explicou que a decisão pela ampliação do benefício foi baseada na demanda das manifestações de rua percebida pela prefeitura.