Por paulo.gomes

Rio - A UTI da pediatria do Hospital Souza Aguiar, no Centro do Rio, será fechada por falta de médicos. O Secretário Municipal de Saúde, Hans Dohmann, confirmou nesta sexta-feira a saída de alguns profissionais e pediu ao Conselho Regional de Medicina do Estado (Cremerj) para apressar a contratação de médicos para o hospital.

"Nós temos disponibilidade de contratação de recursos humanos médicos, pedimos ajuda ao Cremerj. É um salário competitivo, nós estamos pagando cerca de R$ 5,8 mil para o médico para trabalhar na emergência, por 24 horas por mês. Eu tenho certeza de que o Cremerj vai nos ajudar", disse ao "Bom Dia Rio".

Hans Dohmann garantiu que a Secretaria fará uma obra de expansão no Souza Aguiar para melhorar o atendimento.

UTI do Souza Aguiar está fechada por falta de médicosDivulgação

"O pedido de demissão de dois pediatras essa semana nos fez adiantar em uma semana ou 10 dias um planejamento que já vinha em curso. Nós vamos substituir essa unidade de seis leitos para uma nova de 10 leitos, isso será feito nas próximas semanas, para minimizar os efeitos para a população", afirma.

A secretaria municipal de Saúde informou "que o centro de terapia intensiva (CTI) pediátrico do Hospital Municipal Souza Aguiar (HMSA) passará por obras de ampliação - de seis, passará a ter dez leitos. Todos pacientes que estavam no setor foram transferidos".

A secretaria acrescenta ainda que durarem as obras, o CTI pediátrico do HMSA funcionará, já com dez leitos, nas dependências da Coordenação de Emergência Regional do Centro (CER Centro), vizinha ao hospital, em ambiente que já está sendo preparado. Até que o espaço esteja pronto, a Central de Regulação do município tem a orientação de encaminhar pacientes que necessitem de CTI pediátrica para outras unidades.

Você pode gostar