Passaporte animal

Documento trará informações sobre o bicho, como nome, endereço, raça, sexo, pelagem e data do nascimento

Por clarissa.sardenberg

Rio - A partir de amanhã, donos de cães e gatos já poderão dar entrada na emissão de passaportes para viagens dentro do Brasil e internacionais. O documento, chamado de Passaporte para Trânsito de Cães e Gatos,não terá custo e será entregue em até 30 dias após o requerimento. O passaporte será expedido em português, inglês e espanhol e deverá conter informações sobre o bicho, como nome completo e endereço do dono, espécie, raça, sexo, pelagem e data estimada de nascimento do animal.

O veterinário deverá registrar no documento dados de vacinação, tratamentos e exames exigidos pelo país de destino. A fotografia do cão ou do gato no documento é opcional. Também constarão informações sobre o dono do animal.

O veterinário Carlos Gabriel Dias vê vantagens no novo documento. “A identificação registrada oficialmente facilita principalmente as viagens em cima da hora, além de reunir todas as informações sobre o animal em um só documento”, diz. 

Microchip de identificação

Com o passaporte, os bichos receberão um microchip que funcionará como uma carteira de identidade. Os dados serão acessados por meio de uma máquina de leitura digital, devendo o código, a data de aplicação e a localização do microchip ser informados também no passaporte do pet.

A publicitária Elaine Almeida, dona de quatro gatos, também aprovou a medida, mas gostaria que o passaporte garantisse a viagem dos bichanos ao lado dos seus donos. “É muito estressante para os animais ir no compartimento de cargas, podendo ser congelados’.

O passaporte valerá por toda a vida do cão ou do gato. O documento poderá ser solicitado em qualquer unidade do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), localizada em portos, aeroportos e postos de fronteira.

Como cada país tem regras próprias para autorizar o ingresso de cães e gatos no seu território, é muito importante que o dono planeje com antecedência a viagem do seu animal para ter tempo suficiente de atender a todas as exigências do país de destino. Em alguns casos, o trabalho pode requerer alguns meses de organização.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia