Por adriano.araujo

Rio - O site do DIA é o mais lido pelos cariocas entre os portais de notícias acompanhados pelo Instituto Verificador de Circulação (IVC), que monitora a audiência de dezenas de jornais na internet. Entre outubro e dezembro de 2013, na Região Metropolitana e no interior do Estado do Rio, foram visitadas 31,6 milhões, 29,2 milhões e 30,9 milhões de páginas, respectivamente — num crescente distanciamento em relação aos números do segundo colocado na lista do IVC. Os dados de janeiro ainda não foram divulgados.

Segundo Luis Henrique de Lima Gonçalves, analista de inteligência digital do IVC, mudanças editoriais são relevantes para que ocorra o aumento na audiência de um site. Mas há outros motivos para o crescimento.

“No nosso caso, o fundamental é o empenho de toda a equipe do jornal”, diz Nelson Vasconcelos, editor-executivo do site.

Site do DIA%3A com informação sem rodeios e respeitando a inteligência do leitor%2C a versão online do jornal bate recordes de visitaçãoArte O Dia

“O que fazemos é criar parcerias para oferecer mais informações de interesse do nosso público, com agilidade, sem perder o nosso sotaque. Temos que respeitar isso porque, afinal, somos o jornal mais carioca do Rio, ou seja, o mais carioca do mundo”.

O IVC confirma os dados enviados pelos responsáveis de cada veículo de comunicação auditando as ferramentas que cada site utiliza para medir sua audiência. A partir daí, o IVC aciona suas próprias ferramentas. A medição tem 5% de margem de tolerância. Ou seja, se a diferença for inferior a 5%, valem os dados apresentados pelo veículo de comunicação. Acima disso, são considerados os números do IVC.

Para Renato Fachim, diretor de Mídia da Agência DM9Rio, o principal aspecto para determinar a escolha de um veículo, na publicidade, é a adesão do público a ele, seja online ou não. Fachim acrescenta que hoje a mídia online é indispensável para a comunicação, tanto como principal meio como em apoio a outras mídias em campanhas multiplataforma.

'Respeitar a inteligência'

“Nos últimos dez anos, a presença do meio online no Brasil cresceu entre 3% e 5% ao ano. O crescimento da mídia online foi de 24% (2004) para 60% (2013), impactando cerca de 115 milhões de pessoas atualmente e fazendo do meio internet um canal de comunicação de massa”, comenta Renato Fachim, da Agência DM9Rio.

“Outro ponto importante é que o meio internet permite que você conheça melhor o seu leitor-internauta”, diz Nelson Vasconcelos. “Atirar para todos os lados já não é mais a melhor maneira de fidelizar seu público. A ideia é diversificar, mas sem perder energia com assuntos que não são do interesse geral. E o principal: não desqualificar a inteligência do leitor-internauta, cada vez mais sensível às abordagens editoriais”.

Segundo o Google Analytics, o número de visualizações do site do DIA cresceu 15% em relação a 2012. Já a quantidade de visitantes aumentou 31% comparando com 2012.

Você pode gostar