Por julia.sorella

Rio - O Consórcio da Linha 4 do metrô (Barra da Tijuca — Ipanema) anunciou ontem que as fundações de uma ponte estaiada — que vai ligar a Estação Jardim Oceânico aos túneis que passam por dentro da rocha do Morro do Focinho do Cavalo, na Barra da Tijuca — já começaram a ser erguidas.

Segundo o Consórcio, a ponte de concreto, suspensa por cabos de aço, começou a ser construída em fevereiro e vai passar sobre a Lagoa da Tijuca. A ponte, que vai contar com iluminação cenográfica, terá 417 metros de comprimento, incluindo trechos dos elevados de transição para a galeria subterrânea e o túnel, além de 13,9 metros de largura e duas vias, uma para as composições que seguirão no sentido Barra, e a outra em direção à Zona Sul.

Imagem mostra projeto%3A ponte será suspensa por cabos de açoDivulgação

Ainda de acordo com o Consórcio, os trens vindos da Zona Sul sairão do túnel e chegarão à região da Barrinha pela ponte estaiada, seguindo pela superfície até a Avenida Armando Lombardi, onde farão o ‘mergulho’ para a estação subterrânea.

O canteiro de apoio às obras da ponte foi instalado no Jardim Oceânico em uma área de cerca de 13 mil metros quadrados, onde existia a comunidade Vila União. Para viabilizar as obras, os 76 imóveis existentes no local foram desapropriados e as famílias e comerciantes, indenizados e realocados.

Você pode gostar