Rio - A Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), através do Procon Estadual, realizou nesta quarta-feira operação de fiscalização em conjunto com a Delegacia do Consumidor (Decon), que teve como alvo a filial do Supermercado Extra localizada em São João de Meriti, no bairro São Mateus. No estabelecimento, que havia sido alvo de denúncias na Decon, a fiscalização recolheu e descartou 237kg de produtos impróprios para o consumo. O gerente do supermercado foi encaminhado à Decon onde foi preso em flagrante devido às irregularidades encontradas no local.
A denúncia de falta de higiene foi constatada pelos fiscais. Um forte mau cheiro dominava o local e o depósito estava tomado por moscas. Uma perita criminal da polícia civil acompanhou a operação auxiliando os fiscais na constatação de irregularidades. A fiscalização encontrou um carrinho de supermercado lotado de salsichas que venceriam em dois dias e que estavam sendo reembaladas em sacos com vencimento marcado para daqui a dez dias.
Também foram encontrados 154kg de produtos que deveriam estar congelados, o que caracteriza indício de que freezers do estabelecimento são desligados durante à noite, comprometendo a validade dos alimentos. Entre eles havia polpa de fruta, linguiça e salgados. Além disso, foram recolhidos 69kg de carne de porco e linguiça vencidas e 14kg de carne suína sem especificação da data de validade.
Segundo o Extra, os produtos mencionados foram descartados, e a loja já funciona normalmente.
De acordo com o Procon Estadual e a Decon, outras operações como essa serão realizadas averiguando denúncias contra mais estabelecimentos.