Oito novos blindados devem reforçar operações em favelas do Rio

Veículo, conhecido como Caveirão, tem recurso de desobstrução de vias, blindagem e visão noturna

Por O Dia

Rio - O Exército e o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) já inspecionaram os oito veículos táticos blindados para transporte de tropas comprados pelo governo do estado.

LEIA MAIS:

Cerca de 200 pessoas vão a enterro de jovem que bateu de moto em caveirão

Também chamados de caveirões por comunidades onde são comumente usados, os veículos chegaram nesta segunda-feira à cidade e, nos próximos dias, serão usados para reequipar três unidades especializadas das polícias Civil e Militar.

Blindados devem entrar em operação nas próximas semanasDivulgação/ Governo do Estado

Com capacidade para transportar 13 policiais, os novos blindados, fabricados por uma empresa sul-africana, vencedora do pregão internacional, trazem como novidade um mecanismo de desobstrução de vias. Outra diferença entre os novos veículos e os seis que a polícia fluminense tem atualmente é um sistema de câmeras com visão noturna, formado por duas máquinas que funcionam em baixa luminosidade. A tripulação tem visualização externa e pode acompanhar a movimentação ao redor do blindado no display de vigilância instalado na viatura.

Além disso, os novos veículos são equipados com sistema de freios ABS, tração nas quatro rodas e sistema de detecção e supressão de incêndio no motor, além de ar-condicionado.

De acordo com o major do Bope Maurílio Nunes, antes de entrarem em operação os veículos vão passar por nova revisão de engenheiros, técnicos e mecânicos da empresa que fabricou os carros.

Do total da frota, quatro veículos serão destinados ao Bope, dois ao Batalhão de Choque (BPChoque) e dois à Coordenadoria de Recursos Especiais (Core).

Últimas de Rio De Janeiro