Rio - A partir desta terça-feira, o Tour Maracanã volta às atividades. Uma das novas atrações será o uniforme usado pelo craque Garrincha na Copa do Mundo de 1962, que ficará ao lado do busto e dos pés do Anjo das Pernas Tortas. As outras novidades são as estações interativas com o pênalti virtual, o Maracasom, que reproduzirá sons da construção do estádio e das torcidas, e um modelo do estádio impresso em 3D. O horário de visitação nos dias de jogos também foi estendido, com encerramento duas horas antes da abertura dos portões.
“A nova etapa do Tour Maracanã tem o objetivo de proporcionar uma experiência única aos visitantes. Os locais de visitação foram mantidos, mas agora contamos com um visual mais moderno nas estações. Também criamos novos espaços interativos, uma loja grande na entrada com produtos dos quatro grandes times cariocas e da seleção brasileira", disse Viviane Campano, gerente de eventos no Maracanã.
Os torcedores poderão conferir a maquete do Maracanã, que foi impressa em 3D pela empresa Stratasys em uma Objet500 Connex Multimateriais, utilizando material rígido opaco (VeroWhitePlus). O modelo foi montado a partir de duas peças – o teto e a base.
A visita começa no saguão, onde ficam as peças do acervo como a estátua do Zico, artilheiro do Maracanã com 333 gols, a cadeira utilizada pela rainha Elizabeth II, os pés do ídolo vascaíno Roberto Dinamite, e a bola, trave e rede do gol mil de Pelé, além dos pés do rei do futebol. Depois passa pela tribuna de imprensa, tribuna de honra, setor Maracanã Mais, gramado, vestiário e termina na sala de coletiva.
Para agendamento, os torcedores podem enviar e-mail para tour@maracana.com.
Circuito infantil
A garotada receberá o gibi do Pequeno Torcedor, revistinha para colorir que contará um pouco da história do Maraca. O Tour mantém o agendamento gratuito de escolas públicas e projetos sociais às segundas-feiras. Desde a inauguração do serviço, 10 mil crianças da rede pública de ensino já visitaram o estádio.
O Tour Maracanã oferece as opções de visita acompanhada de um guia ou com audioguia, aparelho sonoro com informações em três idiomas: português, inglês e espanhol. Os visitantes também podem utilizar o próprio celular desde que tenham instalado o aplicativo do Tour Maracanã, disponível gratuitamente tanto na versão Android como IOS para download.
Maracanã já está entre os pontos turísticos mais visitados
O estádio já é o terceiro ponto turístico mais visitado da cidade. Em dias nublados, é o segundo na preferência dos turistas. Desde a inauguração do passeio, em outubro de 2013, o Tour teve uma média diária de 729,9 visitantes. Os brasileiros foram os mais interessados em conhecer o templo do futebol. Das 159 mil pessoas que visitaram o Maracanã nos 221 dias de operação do Tour, 68% eram brasileiras, a maioria da região Sudeste.
Entre os estrangeiros, 15% vieram de países da América do Sul, 8,3% da Europa, 3,1% da América Central, México e outros lugares, 2,7% dos Estados Unidos e Canadá, 2,4% da África e 1,6% da Ásia. O público feminino mostrou que não são só os homens que se interessam em conhecer o templo do futebol.