Rio - Durante o início da operação 'Estou Por Aqui', de fiscalização em estacionamentos de grandes shoppings das Zonas Sul e Oeste do Rio de Janeiro, na manhã desta segunda-feira, agentes do Procon Rio já multaram cinco estabelecimentos onde foram constatados abusos nos serviços prestados. Entre eles, sistema de filmagem limitado, ausência de tabelas de preços, não se responsabilizar por objetos furtados ou danos provocados nos carros – o que é ilegal, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. O balanço é parcial, e, até o fim do dia, o órgão divulgará lista completa dos locais visitados.
Os fiscais identificaram abusos nos serviços prestados pelos estacionamentos dos shoppings Fashion Mall, em São Conrado; Citta America, na Barra da Tijuca, e Metropolitano, no mesmo bairro; Parque Shopping, em Campo Grande; e West Shopping, no mesmo local.
No estacionamento do Citta America, os fiscais constataram problemas como sistema de filmagem que não abrange todo o local e ausência de identificador eletrônico de vagas. O Procon também autuou o estabelecimento por não atender percentual legal de reserva de vagas. De um total de 2280 vagas, apenas 22 eram reservadas para idosos e 36 para deficientes.
No West Shopping, as irregularidades são: ausência de identificador eletrônico de vagas e de sistema de filmagem que cubra o estacionamento em sua totalidade, além de cobrança de R$ 5 em caso de perda do ticket, mais o valor de permanência. Há vagas para idosos, no entanto sem a devida identificação de quantidade e local da mesma.
Os agentes multaram o estacionamento do Fashion Mall devido à cobrança de R$ 5 no caso de perda do talão, e pela falha no sistema de filmagem. No Shopping Metropolitano, a filmagem também não abrangia todo o estacionamento. Também foi constatado problema pela ausência de identificador eletrônico de vagas. E não há placa informando número da apólice de seguro, nome da seguradora e data de término do seguro.
No Parque Shopping, a multa foi em decorrência da cobrança de R$ 15 em caso de perda do ticket do estacionamento, ausência do Código de Defesa do Consumidor, sistema de filmagem que não cobre todo o local, e a falta de informação da responsabilidade de danos aos veículos.