BRT Transbrasil tem licitação marcada para terça-feira

Obras devem começar em setembro

Por thiago.antunes

Rio - Adiada duas vezes, uma por conta de liminar movida por empreiteira e, outra, em razão de questionamento do Tribunal de Contas do Município (TCM), a prefeitura marcou a abertura da licitação para a primeira etapa das obras do BRT Transbrasil na próxima terça-feira. O trecho a ser licitado é de 23 quilômetros, de Deodoro ao Caju, e tem orçamento inicial de R$ 1,5 bilhão.

A Secretaria Municipal de Transportes explicou que o processo deve durar cerca de um mês e o início das obras está previsto para setembro. A previsão da conclusão do projeto é para 2016, mas, após alguns atrasos na licitação (marcada inicialmente para janeiro deste ano), o prefeito Eduardo Paes afirmou que o Transbrasil não era um compromisso olímpico e, portanto, não garantiu a inauguração a tempo dos Jogos.

Transcarioca vai se integrar ao Transbrasil próximo ao FundãoEstefan Radovicz / Agência O Dia

O segundo trecho do BRT, do Caju ao Centro, ficará sob responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento Urbana da Região do Porto (Cdurp), que ainda não tem previsão de quando começará as obras. O prefeito detalhou, em maio, ao Informe do DIA, o provável traçado do segundo trecho: ao deixar a Avenida Brasil, o corredor seguirá pela Rodrigues Alves. Depois, os ônibus do Transbrasil pegarão o Túnel João Ricardo, que liga a Gamboa à Central. Em seguida, o BRT continua pela Presidente Vargas até a Candelária, onde será construído um terminal.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia