Painel informatizado vai orientar turistas no Corcovado

Ferramenta que complementa o sistema de detecção de raios instalado no local mostrará condições do tempo, pressão atmosférica, entre outros dados

Por thiago.antunes

Rio - A partir de hoje os turistas que forem ao morro do Corcovado contarão com uma novidade. Foi instalado nas estações de embarque e desembarque dos trens um totem informatizado com dados sobre as condições do tempo, pressão atmosférica, velocidade do vento, raios UV, entre outros dados. O sistema, que teve a parceria do Parque Nacional da Tijuca, Trem do Corcovado e ABC Pára-Raios, foi desenvolvido para facilitar a interpretação pelas pessoas que visitam o local, contendo na mesma tela informações em português, inglês, espanhol e italiano.

Ele faz parte do Sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas instalado às vésperas da Copa pela empresa ABC Pára-Raios, que cedeu a ferramenta numa parceria com o Parque Nacional da Tijuca e o Trem do Corcovado. A preocupação é proteger as pessoas que visitam um dos principais cartões postais da cidade, começou quando a estátua do Cristo Redentor teve parte do dedo médio destruído por um raio, em janeiro. “O sistema de monitoramento detecta raios com até uma hora de antecedência, medindo o campo elétrico das descargas atmosféricas e monitorando a aproximação de tempestades 24 horas por dia”, afirma Paulo Silveira, desenvolvedor do sistema de detecção de raios.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia