Por thiago.antunes

Rio - A primeira das nove barcas compradas em 2013 pelo Governo do Estado para reforçar a frota do sistema aquaviário passou pelo primeiro teste no mar para finalização da montagem. Fabricada pelo estaleiro cearense Inace, a embarcação está com 70% da estrutura pronta e deverá ser entregue em março de 2015. A segunda barca nacional também está sendo montada e tem previsão de entrega para agosto do ano que vem. Os veículos atenderão passageiros do trajeto Mangaratiba-Ilha Grande-Angra dos Reis.

Além das duas fabricadas no Ceará, outras sete estão em processo de construção na China no estaleiro China Shipping Group. A primeira delas chega ao Rio até o fim deste ano para a linha Praça XV-Arariboia. Até 2015, todas as embarcações estarão integradas à frota da concessionária CCR Barcas. No total, o governo do estado investiu R$ 273 milhões na aquisição das nove barcas.

O Estado pretende comprar também mais quatro novos catamarãs, com capacidade de 500 lugares cada um, para atender aos passageiros das linhas de Paquetá e Cocotá. A Secretaria de Transportes criou uma comissão para preparar a licitação de compra, e o edital da licitação deve ser lançado este mês. 

Barca foi lançada ao mar para testeDivulgação

As embarcações chinesas terão capacidade para transportar 2 mil passageiros cada uma. As barcas serão equipadas com ar-condicionado e janelas panorâmicas. As novas embarcações terão dois andares, um destinado ao embarque e outro, ao desembarque. Idosos e deficientes vão contar com entradas laterais. Com as barcas, a capacidade de transporte da frota passará de 12,8 mil passageiros por hora para 24 mil usuários por hora em cada sentido no horário de pico. O tempo médio de travessia Rio-Niterói, que hoje é de 18 minutos, passará para 12 minutos.

As duas barcas nacionais beneficiarão 1 mil passageiros por hora no trecho Mangaratiba-Ilha Grande-Angra dos Reis. As embarcações que estão sendo fabricadas no Ceará também serão mais modernas e confortáveis.

Você pode gostar