Por paloma.savedra

Rio - Uma ação que não tem como passar despercebida. Desde a manhã deste sábado, o Obelisco de 28 metros de comprimento da Avenida Rio Branco, está 'vestido' com uma camisinha gigante. A iniciativa, promovida pelo movimento LGBT, é para incentivar o uso de preservativos e conscientizar a população sobre os riscos de doenças sexualmente transmissíveis, em especial a Aids.

Durante o ato, foram distribuídos preservativos a quem passava pela via. A camisinha gigante foi colocada com ajuda de um guindaste de 18 metros.

Movimento LGBT veste camisinha no obelisco da Av. Rio BrancoFabio Gonçalves / Agência O Dia

De acordo com o movimento LGBT e a Comissão do Cumpra-se da Alerj, a maior preocupação é com o crescimento de casos de Aids, e com uma pesquisa desenvolvida recentemente que aponta que 40% dos jovens não usam camisinha em relações sexuais.

O movimento lembrou que o autor da lei sobre distribuição gratuita de camisinhas em hotéis e motéis, o deputado Carlos Minc promoveu atos semelhantes em 1991, com Betinho e Hebert Daniel, e em 1998.

Pressão aos governos

O Grupo Arco-Íris e o Fórum de ONG/Aids reivindicarão que os governos não relaxem nas campanhas e ações de prevenção à Aids e de tratamento dos infectados com o vírus HIV - além de maior participação em decisões sobre as campanhas educativas e de promoção de saúde das populações mais vulneráveis à contaminação pelo HIV.

Você pode gostar