Por bianca.lobianco

Rio - Ainda é inverno, mas o Rio de Janeiro amanheceu ontem com a maior cara de verão. E foi só o friozinho dar uma trégua para os cariocas voltarem a lotar as praias. Afinal, o domingo registrou a maior temperatura da estação e, o que é melhor, com direito a água clara no mar da cidade. A máxima de 32,2 graus foi registrada em Realengo e, a mínima, 14,9 graus, na Vila Militar. A última vez que esquentou tanto quanto ontem foi no dia 7 de junho, ainda no outono, quando os termômetros marcaram temperatura de 34,2 graus.

Ontem, no Arpoador, surfistas disputavam ondas em um mar azul-turquesa, desfrutando do fenômeno sazonal chamado popularmente de maré roxa. Além de transparente, a água também estava própria para o banho.

Segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), as praias em Ipanema, Copacabana e Leme também apresentavam boas condições de balneabilidade, enquanto Quebra-Mar, na Barra da Tijuca, e trechos do Leblon e de Botafogo estavam impróprios.

No Arpoador%2C banhistas aproveitaram o sol quente e as águas claras e limpas de um dia com cara de verãoEstefan Radovicz / Agência O Dia

De acordo com o Instituto Climatempo, hoje o dia também será bem quente, com sol forte e a temperatura máxima deverá atingir os 33 graus. Porém, com a aproximação de uma frente fria, as nuvens tendem a aumentar durante a noite e o tempo vai virar na madrugada de terça, com previsão de céu nublado, chuva fraca e grande queda de temperatura.

Ainda segundo o Instituto Climatempo, com o avanço de uma massa de ar polar no decorrer da terça-feira, a temperatura na cidade vai cair ao longo do dia. A máxima, porém, será registrada durante a madrugada e a mínima acontecerá na parte da noite, em um fenômeno chamado de temperatura invertida. Já na quarta, as instabilidades se afastam e o sol volta a aparecer para os cariocas. A tendência é o tempo voltar a se firmar.

Você pode gostar