Por thiago.antunes

Rio - A 60 dias das eleições, o plenário do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio decidiu nesta segunda autorizar a candidatura de Barack Obama Claudio Henrique, do PT, a deputado federal. O Ministério Público Eleitoral havia contestado a candidatura do petista, que usa o nome do presidente do Estados Unidos. Os juízes do TRE entenderam, no entanto, que o nome “não estabelece dúvida quanto à sua identidade, não atenta contra o pudor e não é ridículo ou irreverente”.

Além de Barack Obama, o TRE também aprovou o uso de outros nomes exóticos, que haviam sido contestados: Xerém Verde (PSB), Jorge Baixa Renda (PSL), Marotte Já É (PHS), Nei Mendonça Patinho da Máquina (PCdoB), Tapete (PHS), Marcelino Pão e Vinho (PSL) e Lelê Vascaína (PSL). Nesta terça-feira, o Tribunal irá julgar o pedido de impugnação do registro da candidatura do vereador Cesar Maia, do DEM, ao Senado.

O Ministério Público argumentou que Maia se enquadra na Lei da Ficha Limpa, que proíbe políticos condenados por colegiados e em mais de uma instância de disputarem cargos eletivos. O ex-prefeito foi condenado em maio passado, em segunda instância, pela 21ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça (TJ) do Rio, por improbidade administrativa, por ter usado recursos públicos para a construção da igreja de São Jorge, em Santa Cruz (zona oeste), quando governava a cidade, em 2005. Maia teve os direitos políticos suspensos por cinco anos.

Até o início da noite desta segunda, o Tribunal já tinha analisado 2.121 pedidos de impugnação de candidaturas. Um dos barrados na sessão de ontem do TRE foi o comediante Castrinho, candidato a deputado estadual, também com pendência de documentos.Ontem o Tribunal liberou a candidatura de Laura Carneiro à Câmara na semana passada, o pedido de registro foi negado por falta de documento.

A maioria dos pedidos negados foi por problemas na documentação, na prova de desincompatibilização do serviço público e na declaração de bens.

Você pode gostar