Por paloma.savedra

Rio - Uma mancha preta que apareceu na Praia de Ipanema, na proximidade do Jardim de Alah, na manhã desta segunda-feira, afastou banhistas do local e causou preocupação entre os cariocas. Segundo a Cedae, o problema foi causado pelo rebaixamento do lençol freático para obras da Linha 4 do Metrô. Procurado, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), informou que uma análise bacteriológica do mar está sendo feita e o resultado sairá amanhã.

Mancha escura na Praia de Ipanema preocupou banhistas%3B Inea dará resultado da qualidade da água nesta terça-feiraEstefan Radovicz / Agência O Dia

Concessionária responsável pelas intervenções, o Consórcio Linha 4 Sul do Metrô entre Ipanema e Gávea descartou a possbilidade de poluição. Além disso, afirmou que "as águas provenientes do rebaixamento do lençol freático são limpas, livres de qualquer poluição, captadas a aproximadamente 30 metros de profundidade e escoadas para a rede de águas pluviais".

O Consórcio informou ainda que a Cedae e a Secretaria municipal de Conservação já haviam sido nformadas sobre este rebaixamento, que começou no dia 5 de julho.?

Já durante a tarde, a mancha não era tão visível. Os banhistas acreditam que o despejo de água naquele trecho foi suspenso pelo consórcio. 


Você pode gostar