Por thiago.antunes

Rio - Depois de duas mortes em acidentes com quedas da Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá em uma semana, a prefeitura iniciou, na manhã desta quarta-feira, a instalação de defensas metálicas na via. Ao todo, serão implantados 150 metros do equipamento — conhecido como guardrail —, entre os quilômetros 1 e 2 e nas imediações do Hospital Cardoso Fontes, em Jacarepaguá. A previsão é que as intervenções fiquem prontas em 15 dias.

Os guardrails estão sendo colocados entre a pista e o guarda-corpo de proteção, com o objetivo de impedir a queda de vítimas em acidentes. A autoestrada também receberá nova sinalização de chão e 25 placas de trânsito adicionais. Dois radares de fiscalização de velocidade serão implantados nos quilômetros 1 e 2, somando-se aos três existentes.

Equipes da prefeitura começaram a instalar equipamento nesta quinta-feiraSeverino Silva

“Não basta colocar placas. É preciso calcular as velocidades permitidas de acordo com o raio de cada curva. A sinalização deve ser identificada com facilidade pelos motoristas. Os guardrails têm que ser reforçados para suportar ônibus e caminhões. Senão, pessoas continuarão morrendo lá”, alerta o professor de Engenharia Urbana e Ambiental Fernando MacDowell.

Reportagem de Gustavo Ribeiro

Você pode gostar