Por paulo.gomes

Rio - Agentes da Divisão de Homicídios (DH) de Niterói e São Gonçalo e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) prenderam na manhã desta quinta-feira o ex-vereador e ex-secretário de Segurança de Niterói, Marival Gomes da Silva e o ex-presidente da Unidos do Viradouro, Marco Lira. Eles são acusados se serem integrantes de uma quadrilha que explora máquinas de caça-niqueis em Niterói, na Região Metropolitana, além de participarem da morte do policial militar Carlos Elmir Pinto de Miranda, em junho de 2012.

Marival Gomes%2C ex-vereador e ex-secretário de segurança de Niterói%2C foi preso na manhã desta quinta-feira%2C acusado de ser o mandante da morte do PM Carlos Elmir%2C em 2012Severino Silva / Agência O Dia

"Daqui pra frente vão existir outras investigações para determinar a participação de cada um no esquema de caça-niquel e também investigar possíveis financiamentos de campanhas e de repasse de verba da contravenção para o Carnaval", garante o delegado titular da DH de Niterói, Wellington Vieira.

Além de Marco Lira e Marival Gomes, o policial militar Anderson Luiz Portugal dos Santos, também foi preso. Segundo investigações, Carlos Elmir trabalhava como chefe de segurança do antigo presidente da Viradouro e recolhia o dinheiro arrecadado com os caça-niqueis. O PM teria sido assassinado por estar omitindo os valores arrecadados e quantidade de máquinas existentes áreas dominadas pelo tráfico.

Assim como Marival%2C o ex-presidente do Viradouro%2C Marco Lira%2C é acusado da morte do PM Carlos Elmir e de pertencer a uma quadrilha que explora máquinas de caça-niqueisSeverino Silva / Agência O Dia

O crime, que aconteceu no dia 9 de junho de 2012, foi executado por Anderson Luiz Portugal, Walter Carneiro da Silva Filho (ex-policial civil), Nathan Augusto da Silva Pereira e Sandro Borges Soares (sargento do 12ºBPM - Niterói), os três últimos estão foragidos. Um outro homem, Érides Mendes, também participou do homicídio, mas morreu em troca de tiros com a vítima. Além dos mandantes, todos foram denunciados por homicídio duplamente qualificado e formação de quadrilha armada.

Você pode gostar