Por nicolas.satriano
Corpo da baleia está desde sábado na praia e já começa a exalar um odor ruimReprodução Internet

Rio - Uma baleia de aproximadamente 15 metros da espécie jubarte encalhou e morreu, neste sábado, na Praia da Macumba, no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio. Neste domingo, o corpo do animal permanece no local.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, homens do Segundo Grupamento Marítimo dos Bombeiros (2º GMar) foram acionados às 17h deste sábado e foram até a praia, onde curiosos já se aglomeravam para ver a baleia morta. 

Testemunhas, por meio do whatsapp de O DIA (21-98762-8248), relataram que a baleia já começa a exalar um forte odor devido ao estado de decomposição do animal. 

A assessoria da Comlurb informou que os trabalhos de remoção da baleia, da espécie jubarte, vão começar só na manhã desta segunda-feira.

Segundo o órgão, houve uma tentativa de retirar o animal da praia ainda neste domingo, com um trator, mas não foi possível, pois não havia equipamento e efetivo suficientes.


Serão necessários outro trator (com braço valetador), cabo de aço, serra elétrica, além de um efetivo maior, o que, de acordo com a Comlurb, só será possível reunir amanhã. A assessoria da companhia de limpeza negou que o animal já estivesse causando mau-cheiro e que houve certo exagero dos frequentadores da praia. Ainda segundo a empresa, o trabalho de remoção é responsabilidade do  Instituto Estadual do Ambiente (Inea). 

Veja: Baleia é encontrada morta em praia do Rio

Representantes do Inea também estiveram na Praia da Macumba avaliando a situação e avaliaram o tamanho da baleia.

Você pode gostar