Rio - A filial no Rio do P.J Clarke’s, rede que produz um dos hambúrgueres mais famosos de Nova York, foi autuada pela fiscalização do Procon, nesta quarta-feira, por armazenar produtos impróprios ao consumo. Na lanchonete, que fica na Rua General San Martin, no Leblon, Zona Sul da cidade, foram encontrados pelos agentes 280 kg de carne moída e 200g de pão para hambúrguer com data de validade vencida. E ainda, 300g de hambúrguer vegetariano sem informação de vencimento e 200g de queijo brie mal conservados. Também foram verificados problemas estruturais. A câmara fria estava com o piso quebrado e a fechadura com defeito. o restaurante tem 15 dias para regularizar a situação e a responsável pela P.J Clarke's foi encaminhada para a 14ª DP (Leblon).
A ação do Procon é a quarta etapa da operação batizada de Rio 40 Graus, que fiscalizou e já descartou mais de meia tonelada (503kg) de produtos impróprios e atuou 51 estabelecimentos em bairros da orla do Rio. Além do P.J Clarke's, só nesta quarta-feira foram fiscalizados 13 estabelecimentos e oito deles acabaram sendo autuados e multados. O descarte total de alimentos chegou a 310kg e 975g de produtos e três barris de 50 litros de chope.
Outro estabelecimento, o restaurante Fratelli, também na Rua General San Martin, além de armazenar 1 kg e 350 gramas de produtos impróprios ao consumo, não tinha certificado do Corpo de Bombeiros, nem cartaz com o Disque 151, número obrigatório para que o consumidor faça denúncias, ou Livro de Reclamações. Os responsáveis pelo restaurante têm cibnco dias para apresentar o documento na sede do Procon.
Na orla da Zona Sul da cidade, os seguintes estabelecimentos comerciais não apresentaram irregularidades: Astor Restaurante, na Rua Vieira Souto, 110; Bob´s, na Rua general San Martin, 697; Casa do Pão de Queijo, na Rua General San Martin, 697 B; Gula Gula, na Av. General San Martin, 1196; Veloso Restaurante, na Rua Aristides Espínola.