Por thiago.antunes

Rio - ‘Um Natal de Luz’ será o tema da Árvore da Lagoa este ano. Efeitos luminosos vão mostrar diversas fases do dia: da madrugada ao anoitecer. “Começa com as estrelas, para alimentar nossos sonhos. Em seguida vem o Sol, que nos dá esperança. Quando ele se for, chegará de novo a noite, para iluminar nosso Natal”, explicou o cenógrafo Abel Gomes, responsável pela criação.

A Árvore de Natal da Lagoa, com seus 85 metros, será inaugurada no dia 29 de novembro. A expectativa é que 80 mil pessoas passem pela Lagoa Rodrigo de Freitas todos os dias, totalizando 3 milhões de pessoas até o dia 6 de janeiro. Segundo Abel Gomes, o show de efeitos luminosos e visuais começa com a base da Árvore predominantemente azul, representando, a madrugada. Em seguida, a ela ganhará um tom amarelo, que se intensificará aos poucos, mostrando o nascer do Sol, “e sua imponência durante o dia, até ele se pôr”.

Com o tema 'Um Natal de Luz'%2C a Árvore de Natal da Lagoa vai mostrar todas as fases de um diaDivulgação

Na fase seguinte, a Árvore da Lagoa ganha um tom mais escuro: nuvens que trazem a noite e a Lua em todas as suas formas e fases. As cores predominantes neste momento serão o azul e o roxo.
A última fase reproduzirá luzes artificiais, que iluminarão uma torre com diversas janelas, enfeitadas por velas. Ao todo, a apresentação terá duração de aproximadamente três minutos.

Maior do mundo

O tamanho da estrutura equivale a um prédio 28 andares — ela é a maior do gênero em todo o mundo. Para compor os efeitos luminosos, terá 3,1 milhões de microlâmpadas distribuídas em 24 quilômetros de estrutura tubular e 120 mil metros de mangueiras luminosas, que, somados pesam 542 toneladas. Cinco geradores serão usados no show de luzes.

Ela será acesa às 19h30 e desligada às 2h da manhã, de domingo à quinta. Às sextas e aos sábados, dias de maior visitação, iluminará a noite do Rio até mais tarde, às 3h da madrugada.

Transmissão pela internet

A Árvore de Natal da Lagoa será inaugurada com um show gratuito, no Parque do Cantagalo, no dia 29 de novembro. Segundo a organização do evento, é esperado que 200 mil pessoas compareçam ao evento. O show homenageará artistas “que trouxeram luz” para a vida dos cariocas. Com início às 20h, o espetáculo poderá ser assistido elo site da Bradesco Seguros e também nas Naves do Conhecimento da prefeitura.

O show, de uma hora de duração, contará com Simone, Família Lima, Orquestra Sinfônica de Barra Manda e Coral da Fundação Bradesco. A atriz Laila Garin, que já interpretou Elis Regina, fará uma homenagem à cantora. A apresentação é do ator Cláudio Lins, que interpretará personagens como Tom Jobim. A direção de cena é de Carlinhos de Jesus.

Você pode gostar