Por thiago.antunes

Rio - Gente graúda do PMDB passou o dia de ontem torcendo para a Polícia Federal não conseguir prender o lobista Fernando Soares, o Fernando Baiano. Ele é suspeito de ser o operador de um sistema de propinas que envolveria políticos do partido e empreiteiras que prestam serviços à Petrobras.

Peemedebistas diziam que Baiano viajou para a Europa há dois meses e não teria a intenção de voltar tão cedo. Um depoimento dele seria capaz de comprometer integrantes da cúpula do partido e ex-governadores.

Silêncio é de ouro

Já em muitos setores do PT a torcida é para que Renato Duque, ex-diretor da Petrobras preso ontem, fique calado. Sua ligação com o alto escalão petista seria ainda maior do que a do também ex-diretor Paulo Roberto Costa.

O exemplo

Políticos atribuem a aceitação da delação premiada ao “efeito Marcos Valério”. Peça-chave do Mensalão, ele não entregou ninguém — e foi condenado a 37 anos de prisão. Outros operadores não querem repetir sua sina.

Extermínio

O presidente de um partido aliado ao governo diz que o Supremo Tribunal Federal examina o envolvimento de 72 políticos no esquema da Petrobras. Prevê que, se tudo for comprovado, um dos partidos da base “acaba”.

Esplanada

O senador Marcelo Crivella ainda não falou nada com Dilma Rousseff, mas tem dito a amigos que merece um ministério mais representativo que o da Pesca. Seu PRB saltou de dez para 22 deputados federais.

Ele fica

Secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno deverá permanecer no cargo no próximo governo Pezão.

Você pode gostar