Por daniela.lima

Rio - Você já reparou o quanto é ruim se sentir desrespeitado? Seja em valores, ou no tocante a comportamentos, com relação à crença ou em qualquer outro aspecto? E se a gente não gosta de sofrer essa agressão, também não pode praticá-la, não é verdade? Por isso é importante pedir a Deus a consciência cristã de respeito pelo outro.

Data criada em 1996 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) tem o objetivo de promover o bem estar, o progresso e a liberdade de todos os cidadãos, assim como fomentar a tolerância, o respeito, o diálogo e a cooperação entre diferentes culturas, religiões, povos e civilizações. É importante destacar, no entanto, que ser tolerante com aquele que tem posicionamentos e crenças diversos dos que temos não pode significar aderir aos mesmos pensamentos e práticas. Não. A tolerância convida ao respeito ao outro e à aprendizagem do convívio com as diferenças, na promoção da paz e fraternidade, sem que percamos nossa própria identidade. Veja o que a Bíblia ensina:

“Pois esta é a vontade de Deus: praticar o bem, fazendo calar a ignorância dos insensatos. Comportem-se como homens livres, não usando a liberdade como desculpa para o mal, mas como servos de Deus. Respeitem a todos, amem os irmãos, temam a Deus e respeitem o rei” (I Pedro 2,15-17).

Nossa postura de acolhimento aos irmãos e de diálogo com a diversidade vivida por cada um testemunha o nosso ser cristão, manifesta amor, misericórdia, compaixão, compreensão com as dificuldades e limitações do outro. Jesus não encontrou pelo caminho só gente que pensava e agia como ele... Mas ele dialogou com todos! E se entregou por amor a todos!

Eu aceito o desafio de viver, em meio à diversidade, como promotor da paz e testemunha do amor, para que cesse a intolerância... E você? “Tamu” junto!

Você pode gostar