Por thiago.antunes

Rio - Guerra sem trégua. Este é, sem qualquer tipo de exagero, o clima na comunidade do Jordão, na divisa entre o Tanque e a Taquara, em Jacarepaguá. Entre relatos amedrontados, eles contam que estão sob fogo cruzado de traficantes e milicianos desde agosto, sem qualquer tipo de apoio da polícia.

Em redes sociais na Internet%2C há várias fotos que teriam sido feitas no JordãoReprodução

De acordo com moradores, os tiroteios começaram em agosto, quando traficantes do Comando Vermelho tomaram o morro do controle da milícia que dominava o local. Porém, nas últimas duas semanas, os confrontos ficaram mais intensos.

Nas mãos dos moradores circulam várias fotos que comprovariam esses relatos. Nas imagens, há bandidos ostentando armamento pesado e pichações que mostram ameaças da facção criminosa à milícia que atuava dentro da comunidade. 

“O Morro do Jordão está à mercê da bandidagem. Uma hora é o tráfico, com vagabundo vendendo droga e andando de fuzil para cima e para baixo, outra hora é milícia, que fica extorquindo morador. Polícia, aqui, nem chega perto. Não adianta chamar porque eles não vêm”, reclamou um comerciante, que pediu para não ser identificado.

Subir? Nem pensar

A queixa, no entanto, não retrata fielmente à realidade. Numa das entradas da favela, num posto de gasolina que fica na Estrada do Cafundá, uma das principais do bairro, em frente à Rua Jordão, uma viatura da Polícia Militar está sempre presente. Mas apenas para constar. Subir o morro, nem pensar.

“Não temos condições de subir o morro neste momento porque o confronto vai ser inevitável”, admitiu um dos policiais. Segundo ele, não houve e nem está prevista nenhuma operação na comunidade. “Estamos todos aguardando o que vai acontecer na corporação, em relação a essa troca de comando. O comandante atual é interino, e quando é assim estas operações ficam suspensas”, explicou o policial.

Tiroteios ficaram mais intensos nas últimas duas semanas%2C relatam testemunhas Reprodução Internet

O DIA pediu à Polícia Militar explicações sobre o patrulhamento no Morro do Jordão, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição. Já a Policia Civil informou, através de nota divulgada pela assessoria de imprensa, que há um inquérito que apura o tráfico de drogas na região, e que a delegada Marcia Julião, titular da 41ª DP (Tanque), não recebeu qualquer denúncia envolvendo milícias, mas que a guerra seria entre quadrilhas rivais que estão disputando o controle do tráfico na comunidade.

Você pode gostar