
“Desejo para 2015, um ano sem violência com mais amor entre as pessoas, entende?”, conta, entusiasmado, o madeireiro Alan Monteiro, de 30 anos. Como ele, centenas de pessoas aproveitaram o último dia do ano no Piscinão de Ramos. Nem a água turva diminuiu a empolgação dos cariocas que se refrescavam do calor intenso transformando em boia os colchões infláveis e as câmeras de ar, daquelas de caminhão bem grande. Morador de Caxias, Alan chegou cedo no Piscinão, escolheu um lugar bem perto do palco, colocou três caixas de cervejas para gelar e separou os brinquedos de três, dos seus sete filhos.

Devota de Iemanjá, a aposentada Maria Gomes, de 80, saiu cedo de casa, no Rio Comprido, rumo à Pedra do Leme com um ramo de palmas brancas nas mãos. Este ano ela sequer se importou com o calor. Passava um pouco das 9h, os termômetros já marcavam 32ºC, o suor escorria por seu rosto marcado pela idade, mas ela não escondia a felicidade e a disposição que disfarçavam os anos vividos com muita fé.

Ainda na orla, um outro grupo chamou atenção. Com coletes de couro, capacetes e botas pesadas, 20 motociclistas desembarcaram no Leme à espera de mil companheiros de estrada, como Luiz Carlos Amaral, o Cigano, que há seis anos vem de Nilópolis com seu triciclo paramentado e seu capacete de caveira passar o Réveillon junto com os amigos do motoclube na praia. “Já é tradição. Fazemos parte do cenário”, diz Cigano, antes de desejar muita paz, amor e respeito a todos no ano que se inicia.

O último dia de 2014 foi de celebração, mas também de longos congestionamentos nas saídas do Rio. A CCR Ponte, concessionária que administra a Rio-Niterói, estima que entre segunda-feira e nesta quarta mais de 270 mil veículos trafegaram no sentido Niterói e Região dos Lagos. A Via Lagos, principal rodovia usada para chegar à Região dos Lagos, apresentava tráfego intenso desde segunda-feira, mas sem retenções.
A concessionária CCR Lagos estima que 47 mil veículos passem por dia, totalizando 260 mil veículos até segunda-feira. De acordo com a previsão do Consórcio Novo Rio, grupo que administra a Rodoviária Novo Rio, mais de 370 mil passageiros deverão utilizar o terminal, entre os dias 30 a 4 de janeiro, para viajar durante o feriadão do Ano Novo.
