Por adriano.araujo
Imagem retirada por agente horas antes de ser atropelado e morto por motorista de ônibus no Centro do RioDivulgação / CET-Rio

Rio - Morreu, na madrugada desta quarta-feira, o agente de trânsito da CET-Rio David Bezerra da Silva, 33 anos, atropelado na noite anterior por um ônibus na Avenida Presidente Vargas, no Centro da cidade. David anotava dados da ocorrência de uma colisão envolvendo o coletivo da linha Castelo-Bananal, da empresa Paranapuan, quando o motorista tentou fugir do local e o atingiu. Ele morreu após dar entrada no centro cirúrgico do Hospital Municipal Souza Aguiar. A polícia abriu inquérito para apurar o crime do homicídio.

Segundo o supervisor geral de trânsito da CET-Rio, Carlos Eduardo Lopes, o acidente aconteceu por volta das 8h45 no cruzamento da Praça da República com a Avenida Presidente Vargas. A vítima foi atingida após anotar dados da ocorrência e pedir para que o motorista do ônibus, que havia colidido contra um carro de passeio, saísse do local do acidente e desobstruísse a via pública. O carro de passeio já havia deixado o local.

"Ele se recusou a sair do local enquanto o supervisor da empresa não chegasse. Com isso, quando o agente subiu na moto e foi acionar o reboque para retirá-lo do local, o motorista do ônibus arrancou e passou por cima dele e da moto" disse o supervisor.

"A gente luta pelo trânsito, a cidade toda em obras e fazemos funcionar, colocamos a cidade para rodar, ontem ainda teve aquela manifestação (protesto de empregados do Comperj). Ai no final do dia acontece isso com o colega? Esse é o prêmio que recebemos", lamentou Carlos Eduardo.

O diretor de operações da CET-Rio, Joaquim Dinis, disse que, com base no relato de testemunhas, o atropelamento foi proposital. "Existe uma testemunha dentro do ônibus e o controlador da CET-Rio, que está em casa sem trabalhar por estar muito abalado, que teriam visto a cena e, segundo eles, o atropelamento foi proposital".

David Bezerra era casado e tinha um filho de 3 anos. Horas antes de ser atropelado, ele enviou para a mulher a foto que ilustra esta matéria. Ele estava há cinco anos na CET-Rio e já havia sido batedor do Batalhão de Guardas do Exército. Seu corpo está no Instituto Médico Legal (IML) e o enterro deve acontecer nesta quinta-feira. 

O motorista, identificado como Leandro Rodrigues da Silva, foi levado para a delegacia da região e, após prestar depoimento, foi liberado e teria saído do local dirigindo o ônibus envolvido no atropelamento. O caso foi registrado na 4ª DP (Praça da República), que disse que instaurou inquérito policial para apurar crime de homicídio. Os agentes já requisitaram a perícia no veículo e foi solicitada as câmeras de monitoramento instaladas no ônibus para análise. Uma testemunha, que estava dentro do ônibus, foi ouvida.

Afastado de suas funções, motorista estava há apenas seis meses na empresa

Procurada, a Secretaria Municipal de Transportes disse que lamenta a morte do supervisor de tráfego e afirma ter tomado "todas as medidas necessárias para garantir assistência à família do servidor e a total apuração dos fatos".

O órgão diz que determinou ao consórcio Internorte e à empresa Paranapuã o afastamento imediato do motorista. O consórcio também foi notificado a apresentar em 48h as imagens internas do veículo. 

O Rio Ônibus também lamentou a morte do agente e disse que a empresa Paranapuan vai prestar assistência à família da vítima, sendo informado também que o motorista Leandro Rodrigues da Silva já foi afastado de suas funções. Ele estava há apenas seis meses na empresa e não há informações de envolvimento dele em outros acidentes.

A empresa Paranapuan disse que vai colaborar com a investigação conduzida pela polícia, fornecendo as imagens do circuito interno do ônibus e outros dados técnicos que possam ajudar na apuração do crime.

Você pode gostar