Rio - Na primeira noite de Sambódromo, nesta sexta-feira, o Procon Estadual autuou dois camarotes. A fiscalização atua no Sambódromo durante os quatro dias de desfile das escolas de samba do Grupo de Acesso e do Grupo Especial. De nove estabelecimentos, o Camarote Rio e o Camarote Gent Fina foram os únicos onde a fiscalização flagrou irregularidades, como ausência de cartazes informando lotação máxima e de placas indicando a saída de emergência e que é proibido fumar.
No Camarote Rio, os agentes também não encontraram o Certificado do Corpo de Bombeiros, que determina se o local possui todos os equipamentos de segurança necessários para evitar catástrofes em caso de acidentes. Um Tenente Coronel do Corpo de Bombeiros estava presente, apresentou suas credenciais e informou que ele próprio havia realizado a vistoria, responsabilizando-se pelo camarote e informando que o certificado estava a caminho. Com esta informação, registrada nos autos, o camarote pode continuar funcionando. O camarote também apresentava goteiras no teto da pista de dança.
No Camarote Gente Fina, além da falta de cartaz informando a sua lotação e a ausência de placas indicando a saída de emergência e de que é proibido fumar, os fiscais encontram mais irregularidades. Não havia cartaz informando que o camarote possuía o certificado do Corpo de Bombeiros e foi encontrada uma embalagem de molho pesto com duas etiquetas informando períodos diferentes de validade.
Os estabelecimentos na Marquês de Sapucaí que não apresentaram irregularidades foram: Doggis, Bob’s, Mister Pizza, Espeto Carioca, Botequim do Samba e os camarotes Folia Tropical e Candybox GLS Feliz.