Por paloma.savedra

Rio - Há 24 horas sem luz, moradores de Niterói acumulam contas pagas e pedidos de restabelecimento de energia feitos à Ampla nesta quarta-feira. Comerciantes de algumas regiões, como a Rua Coronel Moreira César, tiveram que manter as portas de restaurantes e lojas fechadas ao longo do dia e calculam prejuízos de R$ 20 mil. O serviço foi interrompido às 19h desta terça-feira, devido ao temporal e raios que atingiram a região, e só foi restabelecido no mesmo horário de hoje. 

Apesar de a concessionária ter informado que estava "trabalhando para normalizar o serviço", os bairros nobres de São Francisco e Icaraí foram altamente afetados com o problema. Diversos protocolos de atendimento da Ampla e tentativas de solucionar o caso foram feitos, porém, moradores e comerciantes se queixam da demora e da falta de informação. 

Gerente do restaurante O Galeto, na Rua Coronel Moreira César, que reabriu às 19h de hoje, André Alves calcula prejuízo de R$ 20 mil para o estabelecimento. Ele diz que o movimento na Quarta-feira de Cinzas costuma ser maior. "Ficaríamos abertos até a meia-noite de ontem (terça-feira) e ao longo do dia de hoje, que costuma ser bem movimentado. Muitas pessoas chegam de viagem do Carnaval e almoçam e jantam aqui. As perdas foram grandes para todos os comerciantes da área", contou. 

Ele relatou que técnicos da Ampla trocaram três transformadores da via, porém, a energia demorou a ser restabelecida. 'Entendemos que a empresa atendeu os pedidos, mas o prejuízo foi muito alto para o comércio", completou André. Já o gerente do Mattinata, Sirley Conceição, que também fica na Rua Moreira César, as perdas foram grandes: "Ainda não temos um cálculo do prejuízo, mas sabemos que foi muito. Nós iríamos abrir às 9h e só pudemos reabrir às 19h de quarta-feira. Talvez até mais de R$ 20 mil", comentou. 

Moradores tiveram que ir para outras regiões em busca de energia

Na Rua Amapá, em São Francisco, moradores se revezavam nos pedidos feitos à Ampla. Mãe de um bebê de 6 meses, a microbióloga Carolina Fernandes, 31 anos, teve de ir para a Região Oceânica 'atrás' de energia. "Estava sozinha dentro de casa e com bebê. Todas as coisas na geladeira estavam estragando. Muitos são alimentos específicos para criança. ficou impossível para o meu filho dormir aqui. Nosas contas são altas e paguei R$ 350 de luz este mês. É um absurdo. Quero saber o que a Ampla vai fazer? Vai nos dar desconto no próximo mês?", disse ela, indignada. 

Moradora do endereço nobre da Praia de Icaraí, Cínthia Mury, 37, conta que a energia foi restabelecida por volta das 13h: "Tive que subir até o 11º andar. Sabemos que essas coisas podem acontecer, mas tanto tempo sem energia é absurdo. Deveriam ter um plano emergencial para estes casos", opinou. 

Procurada, a Ampla reafirmou que os fortes ventos, a chuva intensa e a incidência de muitos raios causou a interrupção do serviço nessas regiões e em pontos isolados de Piratininga, além de bairros de São Gonçalo. A concessionária afirma que reforçou o atendimento emergencial, com equipes extras para restabelecer o serviço. 

Maricá e São Gonçalo sofre com problema desde domingo

A forte chuva que caiu no fim de semana deixou pontos de Maricá, São Gonçalo, Magé e Niterói sem luz. Porém, na maioria das regiões a energia foi restabelecida ainda ontem, exceto em São Gonçalo e Maricá. Mas em alguns pontos de Niterói, como no bairro Caramujo, o problema persistiu. 

Devido à falta de luz, moradores de Várzea das Moças, em São Gonçalo, proetstaram e fecharam a Avenida Amaral Peixoto, no município. 

A Ampla afirmou que 90% dos casos haviam sido sanados, e que os registros de falta de energia são em áreas pontuais. A empresa prometeu ainda solucionar os casos.

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