Por felipe.martins

Rio - A Polícia Militar afastou oito PMs envolvidos na operação na favela da Palmeirinha, em Honório Gurgel, que resultou na morte de um jovem e deixou um outro ferido. Segundo a delegada da 30ª DP (Marechal Hermes), Adriana Belém, os PMs devem responder por fraude processual porque apresentaram uma pistola e um revólver como prova para incriminar os menores.

Em nota, a PM informou que "ao tomar conhecimento do fato, o comandante do 9º BPM (Rocha Miranda), Tenente Coronel Luiz Garcia Batista abriu um averiguação sumária e afastou os policiais envolvidos na ocorrência da última sexta-feira. Ainda de acordo com a corporação,  "ao analisar as imagens, o comandante da Polícia Militar, Coronel Alberto Pinheiro Neto determinou a abertura imediata de um Inquérito Policial Militar (IPM) a cargo da Corregedoria da PM". 

Primo de Chauan%2C Dyego Souza diz que a família está só e critica falta de assistência do estadoHelio Almeida

O jovem Chauan Jambre Cezário, 19 anos, está prestando depoimento nesta quinta-feira na 30ª DP (Marechal Hermes). Ele chegou à distrital ao lado de parentes. Primo de Chauan, Dyego Frederich Amaral de Souza criticou a falta de assistência do estado à família: "Estamos sós", disse Dyego, afirmando que eles estão com medo de represália. "O estado até agora não entrou em contato para oferecer qualquer tipo de auxílio", disse ainda o primo.

"Meu primo é uma ótima pessoa. Na escola é citado como um aluno exemplar. Ele é de Nova Iguaçu e trabalha vendendo mate na Praia de Ipanema. Estava na Palmeirinha porque foi dormir na casa de um amigo para economizar passagem", declarou Dyego. 

Entenda o caso

Alan Souza Lima, de 15 anos, que morreu sexta-feira após ser baleado na Favela da Palmeirinha, em Honório Gurgel, gravou pelo próprio celular seus últimos minutos de vida. Ele e dois amigos foram atingidos quando faziam um vídeo no momento em que a PM realizava uma operação na comunidade. As imagens foram divulgadas ontem pelo jornal ‘Atual Rio’ e mostram os jovens, desarmados, conversando e brincando uns com os outros. Chauan Jambre Cezário levou um tiro no peito, mas conseguiu sobreviver.

O vídeo mostra que dois rapazes estavam de bicicleta e riam até que começam a correr. Um minuto e quinze segundos depois, tiros são ouvidos. Mesmo depois que os rapazes caíram no chão, o celular continuou gravando e é possível ouvir os gemidos e o sofrimento dos baleados.

“Pai do Céu, ajude”, diz uma das vítimas. Na gravação também surgem vozes que seriam de dois policiais militares. Um deles pergunta o motivo de eles terem corrido. “A gente estava brincando, senhor”, responde um dos rapazes.

No sábado, a Polícia Civil divulgou nota dizendo que os dois foram feridos durante um confronto com PMs e que foram apreendidos um revólver e uma pistola. Após a divulgação das imagens, o comando da PM afastou temporariamente do serviço de rua os policiais envolvidos na ação e determinou a abertura imediata de um Inquérito Policial Militar (IPM). A Polícia Civil já recebeu o vídeo e aguarda laudo de confronto balístico.



Você pode gostar