Por adriano.araujo

Rio - A cidade que imortalizou o samba, funk, Fla-Flu, biquíni e a minissaia chega à maturidade sem perder o encanto de uma jovem cheia de curvas a caminho do mar. Há 450 anos, nascia o Rio de Janeiro, que anos mais tarde passou a viver sob as bênçãos do padroeiro São Sebastião. Entrecortada pelo verde da Mata Atlântica, banhada pelas águas da Baía e bonita por natureza, a capital se tornaria nos séculos seguintes a segunda mais importante do país e a principal porta de entrada para estrangeiros de todos os cantos do mundo. O Rio que hoje celebra o dia da sua fundação, em 1º de março de 1565, com uma vasta programação, é o mesmo que se reinventa e resgata um passado áureo quando ainda era a capital do país.

A Cidade Maravilhosa retomou sua vocação cultural e esportiva, e foi redescoberta como palco dos megaeventos. Elogiada na Copa do Mundo de 2014, nos Jogos Pan-Americanos de 2007, na Jornada Mundial da Juventude e no Rock In Rio, a cidade espera fazer bonito também na Olimpíada de 2016.

Responsáveis pela festa no Pão de Açúcar na contagem regressivaAndré Mourão / Agência O Dia

“Mesmo não sendo mais capital, o Rio continua vitrine do Brasil e a síntese do país. Tem esse brilho internacional”, observa a historiadora Armélle Enders, da Universidade de Paris, que retratou em livro a vida no Rio desde a fundação até os dias atuais.

Para acomodar tantas mudanças que remoçam essa ‘senhora’, a cidade se transformou num enorme canteiro de obras, cercada de cones para todos os lados, para desespero dos cariocas. Aos poucos, uma nova paisagem se descortina a partir da revitalização da Zona Portuária, revelando a beleza antiga e devolvendo a seus moradores a vista da Baía de Guanabara.

Muitas obras saíram do papel, como corredores expressos e túneis. Batizado de 450, o primeiro túnel subterrâneo será entregue hoje pelo prefeito Eduardo Paes. Fará parte da Via Binário do Porto. Outros projetos ficarão prontos em 2016, como o moderno bondinho que cruzará o Centro e o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Até lá, os olhos do mundo estarão voltados para o Rio.

Os avanços andam de mãos dadas com os desafios, que são muitos. A cantora Teresa Cristina acredita que o combate à violência é o principal deles. “É preciso um trabalho social mais forte nessas áreas, um carinho maior”, diz. O sociólogo Paulo Baía deseja um transporte de massa de qualidade. “As pessoas levam quatro horas para ir e voltar do trabalho. É patético”, critica.

Já o biólogo Mário Moscatelli sonha com um Rio sustentável, sem esgoto e lixo nos rios. Mais otimista, Manoel Carlos, autor de novelas, acha que a missão de melhorar a cidade não é impossível. “Não acho que o Rio tenha perdido a autoestima, mas sofreu alguns arranhões que precisam ser curados com amor e zelo”, aconselha ele.

PÃO DE AÇÚCAR

Um dos mais belos cartões- postais do Rio, na Praia Vermelha, vai celebrar 450 anos com uma festa à altura do aniversariante. Às 10h serão distribuídas duas mil fatias de bolo aos visitantes. Às 11h, haverá aula gratuita de fotografia, no Espaço Mirante, explorando os diferentes ângulos da cidade. Às 15h, o ator Marcos Frota leva o circo até o alto do Morro da Urca. Cariocas terão 30% de desconto no ingresso do bondinho. A festa é promovida pela Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar.

SAMBA EM MADUREIRA

Neste domingo à noite, o Parque Madureira receberá os ritmistas das escolas de samba Portela e Império Serrano, enquanto a Praça das Juras, em Bangu, recebe grupos de pagode e funk.

MARATONA CULTURAL

Shows, peças e exposições, todas de graça ou com preço pela metade. A programação completa está disponível no portal Rio 450. Entre os espetáculos com descontos estão sucessos como os musicais ‘S’imbora’, sobre a vida de Wilson Simonal, no Teatro Carlos Gomes, e ‘A História de Paulo Benjamin de Oliveira’, sobre o grande fundador da Portela, com Zezé Motta.

BOLO DE 450 METROS

Às 10h, a Sociedade de Amigos da Rua da Carioca (Sarca) puxa o parabéns oficial, no Largo da Carioca, para o ilustre aniversariante. A doce homenagem ficará por conta do bolo de 450 metros recheado com doce de leite que será distribuindo à população. O evento terá a presença da Rainha do Rio, Rafaella Lemes, e do Cordão da Bola Preta.

PASSEIO DE JIPE

As empresas Ticket Center e Jeep Tour promovem passeio gratuito de jipe pela orla da Zona Sul e Lagoa. O ponto de partida será no quiosque do Ticket Center Rio, localizado na Avenida Atlântica, altura da Rua Princesa Isabel, e os passeios serão oferecidos das 8h às 13h.

CHORINHO

O cartunista Renato Aroeira leva o seu Trio das Quartas ao PUB P.J. Clarke’s, na Av. General San Martin, 1227, no Leblon, das 14 às 18 horas.

FEIRA, FEIJÃO E CHORO

Feirinha de variedades, com shows de MPB, dança de salão e feijoada, na Lona Cultural Municipal João Bosco, Vista Alegre.

PRAIA DO FLAMENGO

A festa será celebrada ao som de DJs e iluminada por projeções, das 18h às 22h.

ROTEIROS DO RIO

Um passeio guiado a pé e gratuito pela história do Centro do Rio. O encontro será às 15h, na Ladeira da Misericórdia, atrás do Museu Histórico.

Colaborou Lucas Gayoso

Você pode gostar