Por nicolas.satriano

Rio - "Gente, por favor, me ajude! Este vestido é branco e dourado, ou azul e preto?”. A simples pergunta, feita por uma usuária do Tumblr (uma rede social de fotografias), em relação à imagem de um vestido, foi a senha para uma das maiores polêmicas que já mobilizaram os internautas em todo o planeta. O dilema passou a ser discutido por celebridades; chamou a atenção de especialistas, que divergiram sobre o assunto; virou piada no mundo virtual; e, no Rio, provocou o maior burburinho nas ruas.

A imagem que gerou a dúvida e se alastrou do dia para a noite foi postada na quinta-feira pela escocesa Caitlin McNeill, de 21 anos, integrante de uma banda de música folk. Na semana anterior, o grupo dela tocou em um casamento, onde a mãe da noiva usava a peça: era azul e preta. Depois, viu uma foto, e a cor mudou para branco e dourado.

Polêmica deixou alguns internautas realmente loucosReprodução Internet

Do mesmo modo, o paraíso cibernético ficou perdido — e dividido. Na enquete feita ontem pelo site do DIA, até 21h, 1.233 internautas tinham votado no branco e dourado, e 1.369, no azul e preto. Uma parada dura.

“Que vestido mais doido! Uma hora eu enxergo branco com dourado. Outra hora, preto com azul!”, postou o internauta André Linhares. “Tá azul e dourado... Ah, sei lá que cor é esse diabo”, publicou Keila Souza.

Qual a cor do vestido%3F Alguns vêem preto e azul%2C outros%2C dourado e brancoReprodução Internet

O casal carioca Verônica Carvalho, 38, e Jonas Rodrigues, 47, não chegou a um consenso. “Uma vez eu vi branco e dourado. Depois, azul e preto”, disse Verônica. “Eu só vejo dourado e branco”, comentou Jonas. Os amigos Marina Maiques, 34, Lucia Santos, 56, e Paulo Queiroz, 53, foram unânimes em dizer que o vestido era branco e dourado. “Sou especialista em cores. Trabalhei com pintura automotiva. Aquilo é dourado com branco”, garantiu Washington Ribeiro, 29.

Os marqueteiros da prefeitura pegaram carona na discussão e criaram uma homenagem para o Rio, que aniversaria amanhã: “Branco e dourado. Azul e preto. Não importam as cores. Aos 450 anos, a nossa cidade continua encantadora!”

Além de bater recordes de audiência na rede mundial de computadores, o maior frisson de ilusão de ótica virtual de todos os tempos, fez as vendas da peça, da grife Roman Originals, no valor de 50 libras (R$ 222), aumentarem 347%, esgotando o estoque das cem lojas do Reino Unido. O comércio bombou ainda mais depois que Michelle Bastock, diretora da marca, declarou que o modelito era de tecido azul royal com rendas pretas. “ Nossa equipe do site de vendas também está enlouquecendo”, disse Michelle.

Um mistério que intriga até mesmo os cientistas

Não é loucura! Mas o mistério do vestido tem explicações diferentes. As cores reais são o preto e o azul, mas nem mesmo cientistas e especialistas chegam a um consenso sobre as diferentes visões. “O sistema visual de cada um vê uma imagem, que é interpretada pelo cérebro de acordo com a luz do dia”, diagnosticou a neurocientista americana Bevil Conway, para o site de tecnologia ‘Wired’.

O neurologista Roger Soares, da Clínica Doutor Cérebro, tem outra concepção. “As cores são variações do espectro da luz captadas por células receptoras da retina. De acordo com o estado de maior ou menor ativação desses receptores, a luminosidade pode ser percebida de formas diferentes. Esse deve ser o motivo da ilusão de ótica e não uma compensação do cérebro à luz ambiente. Há décadas, a indústria de tecidos faz tratamento ótico para panos parecerem mais brancos, aplicando pigmentos de cor violeta ou anil”, diz Roger.

Para o oftalmologista Bruno Novaes, as discordâncias têm a ver com o humor. “Na condição de baixa luminosidade, temos dificuldade em distinguir cores. Isso varia de acordo com o senso de contraste de cada um. Até o estado de humor influi”, opinou Novaes, garantindo que as diferenças de visão não têm nada a ver com daltonismo.

É disso que o povo gosta

Nunca na história da internet uma bobagem ganhou o mundo tão rapidamente. Publicada no Tumblr na quarta-feira, a brincadeira começou a bombar mesmo no dia seguinte, quando o BuzzFeed, um dos sites americanos mais populares na área de entretenimento e notícias, jogou o debate para seus leitores.

Desde então, esse assunto de importância suprema tornou-se o mais comentado nas redes sociais, como o Facebook e o Twitter. E o BuzzFeed bateu seu recorde de acessos simultâneos: foram 670 mil em determinado momento na noite de quinta-feira. Como se diz, o vestido tornou-se um viral poderoso, que se espalhou pelo mundo.

Não foi diferente aqui no Brasil, para alegria dos sites de notícias, que viveram ontem uma sexta-feira de audiência incomum.

Como se vê pelas imagens ao lado, a turma da internet logo esbanjou humor para tratar do tal vestido. Destaque especial para a equipe da Prefeitura do Rio, que soube capitalizar a onda, criando sua versão em azul e dourado para a bela paisagem da aniversariante de amanhã.

Você pode gostar