Por paloma.savedra

Rio - Em uma ação para celebrar os 450 anos do Rio, moradores de diversos bairros conheceram, na manhã deste domingo, as obras da Estação Nossa Senhora da Paz e o 'Tatuzão' da Linha 4 do Metrô, em Ipanema, na Zona Sul. Em duas turmas, cerca de 90 pessoas participaram da visita guiada e puderam ver a máquina que escava os túneis entre Ipanema e Leblon da Linha 4 do Metrô, quatro dias após sua chegada na Nossa Senhora da Paz.

Consórcio promove visitas às obras da Linha 4 do Metrô em diversos gruposDivulgação

A visita começou na Estação Interativa do Consórcio Linha 4 Sul, no Jardim de Alah, onde os moradores conheceram mais do projeto metroviário, assistiram ao vídeo de apresentação da Linha 4 e tiraram dúvidas sobre o andamento das obras com um representante da Riotrilhos, órgão ligado à Secretaria de Transportes do Estado do Rio de Janeiro. Em seguida, foram levados para a futura Estação Nossa Senhora da Paz, que está completamente escavada e com acabamentos finalizados no acesso de passageiros pela Rua Joana Angélica.

A estrutura definitiva do acesso à estação, com cobertura de vidros e guarda corpo, já está instalada. Um painel que mostra como a história da Igreja Nossa Senhora da Paz se mistura à história do bairro acompanha todo o trajeto dos passageiros. Ele servirá de base para os azulejos, pintados a mão, que serão colocados ao fim da obra. Mas o momento mais esperado era ver a máquina, batizada como Bárbara, em homenagem à Santa padroeira dos operários de túneis. O Tatuzão carioca tem 2,7 mil toneladas e 120 metros de comprimento por 11,5 metros de diâmetro, o equivalente a um prédio de quatro andares.

Interessados em visitar as obras devem se inscrever pelo telefone 0800-0210620 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h) ou ir até as Centrais de Atendimento à Comunidade, próximas aos canteiros, em Ipanema e no Leblon (veja abaixo os endereços).

Centrais de Atendimento à Comunidade:

Jardim de Alah – Av Epitácio Pessoa, esquina com a Rua Visconde de Pirajá

Antero de Quental – Praça Antero de Quental

Igarapava – Avenida Ataulfo de Paiva, em frente à Praça Cazuza

Nossa Senhora da Paz – Praça Nossa Senhora da Paz, em frente à Rua Visconde de Pirajá

Trailer na Rua Barão da Torre (próximo à Rua Vinícius de Moraes)

Estação Interativa: Avenida Epitácio Pessoa, em frente ao número 365 (Jardim de Alah)

Moradores do Rio visitaram a Estação Nossa Senhora da Paz e viram o Tatuzão%3B visitas podem ser agendadasDivulgação

Mais de 300 mil pessoas vão usar a Linha 4 do Metrô

A Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro (Barra da Tijuca—Ipanema) é uma obra do Governo do Estado do Rio de Janeiro e vai transportar, a partir de 2016, mais de 300 mil pessoas por dia, retirando das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. Serão seis estações e aproximadamente 16 quilômetros de extensão. A ligação metroviária entre Ipanema e a Barra da Tijuca estará à disposição dos passageiros em julho de 2016, com a operação comercial da nova linha nos mesmos horários das demais linhas do metrô. Será possível ir da Barra a Ipanema em 13 minutos e, da Barra ao Centro, em 34 minutos. Os usuários poderão ainda deslocar-se da Pavuna até a Barra da Tijuca, pagando apenas uma tarifa.

Você pode gostar