Por nicolas.satriano

Rio - Ao lado do governador Luiz Fernando Pezão, o prefeito Eduardo Paes esteve na manhã deste domingo, na Rua da Carioca, para cortar o bolo de 450 metros em homenagem ao aniversário do Rio de Janeiro. Cerca de 300 pessoas participaram da festa, que, ao fim chegou a ter 'guerra de bolo', com crianças e famílias participando da brincadeira. 

O prefeito Eduardo Paes e o governador Luiz Fernando Pezão experimentaram o bolo de 450 metros feito em homenagem ao aniversário do RioFernando Souza / Agência O Dia

No entanto, a comemoração no Centro começou tumultuada com um protesto de candidatos já aprovados em concurso para a Guarda Municipal, em 2013. Quase dois anos após a aprovação, as cinco etapas para contratação dos que passaram no teste ainda não foram totalmente cumpridas.

Cerca de 30 desses aprovados no concurso foram até a Rua da Carioca com faixas e cartazes reivindicando a conclusão das etapas e contratação dos candidatos. Segundo Leonardo Damião, um dos aprovados no processo seletivo, a maioria das pessoas que passou na prova passa por dificuldade. A expectativa de muitos era a de serem chamados e alguns chegaram a deixar os empregos para isso. "Alguns estão sendo despejados das próprias casas", contou Damião.

Crianças e famílias participaram da comemoração dos 450 anos do Rio e participaram d aguerra de bolo ao fim do evento%2C na CariocaSeverino Silva / Agência O Dia

O subsecretário de operações de Ordem Pública, Marcelo Maywald, chamou Damião e ofereceu um acordo, aceito pelo grupo: "vocês abaixam as faixas e cartazes e nós marcamos uma reunião na terça-feira".

No entanto, a festa na Rua da Carioca esteve "ameaçada" por outro motivo. A chuva que caiu no fim da noite de sábado quase atrapalhou a montagem do bolo de aniversário de 450 anos do Rio. Os funcionários da Confeitaria Manon, responsável pelo doce gigante, chegaram a providenciar cerca de 500 metros de plástico para cobrir o bolo de 450 metros. Porém, São Pedro "ouviu" os apelos de São Sebastião e a chuva parou no início da madrugada.

Com faixas e cartazes%2C manifestantes chegaram a fazer coro durante corte de bolo de 450 metrosHélio Almeida / Agência O Dia

Colaboração Daiene Mendes

Você pode gostar