Por clarissa.sardenberg

Rio - Um novo estudo divulgado nesta terça-feira revelou que o Rio é a terceira cidade do mundo onde se perde mais tempo no trânsito, com o oitavo pior horário do rush durante a tarde. Foi calculado, tendo por base uma média diária, que o carioca perde 250 horas extras de sua vida no trânsito anualmente apenas indo e vindo do trabalho. Na prática, isso equivale a passar cinco dias inteiros no trânsito. De forma surpreendente, São Paulo ficou com a 36ª colocação na pesquisa.

O levantamento foi feito pela empresa holandesa TomTom, que é líder global no desenvolvimento de tecnologias GPS. Ao todo, foram estudadas 218 cidades ao redor do mundo e a capital fluminense só perde para Istambul, na Turquia, e Cidade do México. 

Trânsito na capital fluminense só perdeu para Istambul, na Turquia e Cidade do México Alexandre Vieira / Agência O Dia

Nos horários de pico da manhã e da tarde, os cariocas levam em média 26 minutos a mais no trânsito a cada viagem de 30 minutos. No horário do rush da manhã, o pior dia da semana é a terça-feira, apontam pesquisadores. Já no rush da tarde, não restam dúvidas de que o dia de trânsito mais complicado é a sexta-feira.

No Brasil, oito cidades participaram do projeto além do Rio: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Salvador, São Paulo, Porto Alegre e Recife.


Você pode gostar