Por adriano.araujo
Idosos que tentam marcar consulta no Instituto Nacional de Cardiologia%2C em Laranjeiras%2C ficaram debaixo de sol em fila quilométricaLeitora Jaqueline Oliveira / WhatsApp O DIA (98762-8248)

Rio - Centenas de pacientes do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), em Laranjeiras, estão enfrentando longas filas desde o início da manhã desta quinta-feira na tentativa de conseguirem marcar consultas no hospital. A fila chegou a dar volta e parar em uma rua próxima ao instituto. Debaixo do sol forte que faz no Rio hoje, alguns idosos chegaram a passar mal.

De acordo com Jaqueline Oliveira, que tenta marcar uma consulta no INC para o avô, desde abril deste ano as marcações estavam suspensas.

"Vim marcar para meu avô que mora em Del Castilho, porque desde abril eles não estão marcando. Falam que é para o próximo mês, ai vem no mês seguinte e dizem que foi informado errado, que era pro outro", disse.

Após a formação da quilométrica fila na Rua de Laranjeiras que foi parar na Rua Mário Portela, algumas pessoas começarem a fotografar e funcionários do instituto colocaram todos para dentro da unidade, que está lotada.

Segundo Jaqueline, pelo menos 500 pessoas estavam no local e foram colocadas em um auditório. Parte dos pacientes foi levada para outro andar.

O INC é referência no tratamento de casos de alta complexidade em doenças cardíacas. Também é o único hospital público que realiza transplantes cardíacos em adultos e crianças no estado do Rio e o segundo centro que mais realiza cirurgias de cardiopatias congênitas no Brasil.

Segundo o instituto, por ano são feitas 60 mil consultas médicas e mais de mil cirurgias cardíacas, atendendo pacientes de todo o país.

Em nota, o hospital informou que um problema no sistema de agendamento de consultas causou o problema. Ainda segundo o comunicado, para reduzir o impacto da falha, o INC montou uma força-tarefa para reagendar as consultas para datas próximas. Os atendimentos que já estavam agendados estão sendo realizados normalmente.

Idosos foram colocados dentro de auditório do INC%2C que ficou lotadoLeitora Jaqueline Oliveira / WhatsApp O DIA (98762-8248)


Você pode gostar