Por nicolas.satriano

Rio - Da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, Fabiano Atanázio da Silva, o FB, ainda é, de acordo com a polícia, a mão de ferro que controla o atual quartel-general do Comando Vermelho (CV) no Rio, o Complexo do Chapadão.

Investigações apontam que foi ele quem deslocou comparsas do Complexo da Penha, depois da instalação de UPPs, para o conjunto de favelas de Costa Barros, tornando esta última região um dois maiores redutos da facção criminosa. E também é FB, segundo a polícia, quem escolheu o sucessor no controle do Chapadão — Ricardo Severo, o Faustão.

O suspeito está foragido da Justiça desde abril, quando ganhou o direito de cumprir pena em regime semiaberto, mas não retornou ao presídio. Ele responde a 11 procedimentos e é apontado pela polícia como um dos envolvidos na derrubada a tiros de um helicóptero da PM no Morro dos Macacos, em Vila Isabel, há seis anos.

Jovem morre em tiroteio no Chapadão e Polícia Civil recolhe armas de PMs

Depois da prisão de Ricardo Chaves de Castro Lima, o Fú da Mineira, em agosto, o posto de chefão do tráfico do Chapadão ficou vago. Desde então, pelo menos sete integrantes da quadrilha se revezam na função, ainda não assumida por Faustão. 

Presos em agosto, Robson de Aguiar Oliveira, o Binho do Engenho, Ricardo Chaves de Castro Lima, o Fú da Mineira, e Cláudio de Souza Fontarigo, o Claudinho da Mineira, transformaram a região no epicentro do medo no Rio e em cidades da Baixada Fluminense, que sofrem com assaltos e saques a cargas.

Pouso tranquilo para criminosos oriundos de outras comunidades, o Chapadão tem excesso de mão de obra a serviço do crime, o que impacta no aumento da violência nos bairros de Guadalupe, Irajá, Acari, Costa Barros, Barros Filho, Pavuna e Anchieta. Condomínios residenciais também sofrem com a ação de bandidos.


Você pode gostar