Por felipe.martins

Rio - Conscientização, solidariedade, empoderamento. O movimento Toplessinrio, que promove anualmente o Toplessaço nas areias de Ipanema, decidiu mudar e vai vestir a camisa no ano que vem.  A camisa em questão é a do movimento Outubro Rosa, que atua no combate ao câncer de mama. E com foco em uma etapa pouco falada da doença, mas que é maior causa de morte por câncer entre mulheres: a reconstrução da mama.

Com o mote ‘Ninguém precisa viver sem peito’, será lançado dia 9 de novembro o Concurso Musa Cor de Rosa Toplessaço, voltado para mulheres que passaram pela cirurgia de reconstrução dos seios. “Hoje menos de 10% das pacientes que são submetidas à mastectomia têm acesso a essa cirurgia, disponível no SUS. Fiquei chocada ao ler que a maioria vive mutilada há anos, seja por falta de informação, medo, vergonha ou autoestima baixa. Acho que podemos ajudar ao mostrar que mesmo depois de operada essas mulheres podem virar uma Musa e aumentar o nível de informação e estímulo”, disse Ana Paula Nogueira, idealizadora do movimento.

O botão cor de rosa é o símbolo da campanha lançada amanhãDivulgação

Um botão de costura cor de rosa foi escolhido como símbolo da campanha, elaborada pelo design Venezuelano Lue Etnio, que será lançado oficialmente amanhã, pelas redes sociais. “O botão historicamente sempre teve um significado estético que vai muito além de fixar a roupa ao corpo.A ideia é lembrar, por meio desse objeto tão parecido com o mamilo, o quão importante é também a questão estética na cura total da doença”, afirma Ana Paula 

As regras do concurso serão as mesmas do anterior: inscrições pelo site www.toplessinrio.com e votação popular pelo Instagram @toplessinrio. Entre os participantes do júri técnico estão a atriz Carolina Kasting, o ator Thiago Lacerda, o empresário Ricardo Amaral e o fotógrafo Jorge Bispo. A cantora Julia Bosco, o artista plástico Martin Ogolter, a Musa do Topless 2015 Natache Iamayá, os jornalistas Caio Barbosa, do DIA, e Cassiano Elek, também já confirmaram presença no júri.

“Fizemos o convite à atriz Patrícia Pillar, que já teve câncer de mama, mas ainda não tivemos resposta. Seria ótimo poder contar com ela junto com a gente”, disse Ana Paula Nogueira. A vencedora e as candidatas à musa serão apresentadas no Toplessaço Cor de Rosa, já marcado para o dia 20 de janeiro, em Ipanema, no mesmo lugar de 2015.


Você pode gostar