Por paulo.gomes

Rio - O setor hoteleiro está acelerando o treinamento de mão de obra para as Olimpíadas. Nesta quarta-feira, será inaugurada a Escola Carvalho Hosken de Hotelaria, uma parceria com o hotel Hilton Barra, a ONG Rio Solidário, o Senac e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RJ).

Sessenta e seis alunos começam a ser formados na área. Em um ano, outros 133 serão recrutados. Novas turmas serão captadas pelo Programa Rio Solidário, do governo do estado. Os jovens interessados devem ter entre 18 e 24 anos. Para se inscrever basta preencher a ficha disponível no site (riosolidario.org) e enviá-la para jovens@riosolidario.org.

Há pressa entre os empresários. Até o ano que vem, o Rio de Janeiro terá aberto, desde 2010, pelo menos 120 mil postos de trabalho no ramo, com a criação de cerca de 30 mil novas vagas para hóspedes das Olimpíadas de 2016.

A estimativa da ABIH é que cada quarto gere quatro empregos, um direto e três indiretos na indústria de serviços e hospitalidade. Os candidatos, que não precisam ter formação nenhuma no setor, poderão realizar curso gratuito de especialização em diversas áreas, com duração de seis meses.

Além da idade recomendada, o candidato deve ter o Ensino Médio completo ou estar no último ano. A meta da Escola Carvalho Hosken de Hotelaria é encaminhar jovens capacitados para o mercado de trabalho.

“A iniciativa é uma forma de dar aos jovens condições de construírem carreiras e futuros ainda mais promissores”, diz Carlos Fernando de Carvalho, presidente da Carvalho Hosken.
O curso é ministrado pelo Senac e dá aos alunos formação para que atuem em qualquer área dentro de um hotel. Depois do aprendizado, o aproveitamento dos alunos poderá ser imediato.

Os inscritos receberão vale transporte, material didático e uniforme, além de certificado de qualificação ao fim do curso. “O diferencial da Escola Carvalho Hosken de Hotelaria é justamente oferecer aulas ambientadas no próprio local de trabalho: o hotel”, ressalta o presidente da ABIH-RJ, Alfredo Lopes.

Você pode gostar