Por roberta.campos

Rio - Um tiroteio durante a madrugada desta sexta-feira, na Rocinha, Zona Sul do Rio, terminou com um homem morto e quatro feridos. De acordo com moradores, a confusão começou à 1h30 e se estendeu até essa manhã, na localidade conhecida como Valão, onde havia uma confraternização de Natal dos moradores, quando os policiais da UPP chegaram ao local com ordens para diminuir o som. "Eles chegaram atirando e começou a confusão", disse um morador que preferiu não se identificar e que é irmão de um dos feridos.

O morador da Rocinha e dono de um bar na comunidade, José Auri Carlos, de 53 anos, foi baleado quando saiu para comprar pão nesta manhã e não resistiu. Os outros baleados foram encaminhados para o Hospital Miguel Couto, na Gávea. Johnny Raimundo está com a bala alojada no pulmão e passou por cirurgia que durou cinco horas. Luiz Felipe, Marlon da Silva e Gustavo Ximenes, que foram baleados de raspão na cabeça, no pé e na mão, respectivamente, já foram liberados.

Segundo informações da Delegacia de Homicídios da Capital (DH), um inquérito foi instaurado para apurar as circunstâncias da morte de José Auri Carlos. A perícia de local foi realizada e o corpo encaminhado ao IML. Familiares estão sendo ouvidos e agentes realizam diligências em busca de informações e testemunhas que possam ajudar nas investigações.

O comando da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Rocinha deu outra versão para a troca de tiros: de acordo com as informações, a equipe policial que estava baseada na passarela que dá acesso à comunidade foi atacada por frequentadores que saíam de uma festa. Foram arremessadas pedras e garrafas contra os agentes, que chamaram reforço, e dois PMs foram feridos sem gravidade: um torceu o pé e outro foi atingido por uma pedrada. 

Durante toda a manhã, moradores relataram ao DIA que foram alvo de violência dos policiais durante a confusão. Houve uso de spray de pimenta para dispersar aglomerações. 

O apoio policial foi recebido à tiros disparados por criminosos da localidade conhecida como Roupa Suja. Houve troca de tiros e o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) foi acionado.

LEIA MAIS: Troca de tiros na Rocinha deixa ao menos três feridos nesta sexta-feira

Tiroteio na Rocinha deixou um homem morto na madrugada desta sexta-feiraReprodução

O policiamento segue reforçado na comunidade e buscas pelos suspeitos estão sendo realizadas.

Túneis interditados

Por conta do tiroteio, os Túneis Acústico e Zuzu Angel, no sentido São Conrado, foram interditados. O trânsito foi fechado por volta das 6h e reaberto cerca de três horas depois.
Publicidade
Durante a interdição, a recomendação do Centro de Operações Rio era que os motoristasfizessem o desvio pela Avenida Niemeyer. O trânsito foi normalizado no local por volta das 9h nos dois sentidos da via.
Você pode gostar