As aeronaves, que transportam as vacinas, partem às 7h do Grupamento Aeromóvel da Polícia Militar, em Niterói.
As aeronaves, que transportam as vacinas, partem às 7h do Grupamento Aeromóvel da Polícia Militar, em Niterói.Divulgação/ Ascom SES
Por O Dia
Rio - A Secretaria de Estado de Saúde (SES) dá continuidade, nesta sexta-feira (14), à entrega das 238.950 mil doses da vacina contra a covid-19 aos 92 municípios do Rio. Serão distribuídas 54.750 mil doses da Oxford/AstraZeneca e 184.200 mil da CoronaVac.
Nos 91 municípios do Rio, com exceção da capital, serão destinadas 20 mil doses de Coronavac para à vacinação de gestantes e puérperas com comorbidades, sendo 10 mil para a primeira dose e 10 mil para a segunda aplicação. Na cidade do Rio, o grupo pode ser vacinado tanto pela Coronavac quanto pela Pfizer. Segundo o planejamento da SES, as outras 164.200 doses de Coronavac são para aplicação da segunda dose do esquema vacinal que estavam pendentes. Quanto ao imunizante da Oxford/AstraZeneca, as vacinas deverão ser utilizadas como segunda dose das pessoas de 65 a 69 anos e àqueles que estão com o esquema vacinal pendente.
Publicidade
Na manhã de ontem, Niterói, Maricá e São Gonçalo fizeram a retirada de suas remessas da Coordenação Geral de Armazenagem (CGA) do Estado, em Niterói. Já para outros 13 municípios da região Metropolitana I, as entregas devem acontecer nesta sexta-feira (14) por meio de vans ou caminhões. Quanto aos demais 75 municípios, a distribuição será feita por meio de quatro helicópteros, sendo um da Secretaria de Estado de Saúde, um do Corpo de Bombeiros, um da Polícia Civil e um da Polícia Militar. As aeronaves partem às 7h do Grupamento Aeromóvel da Polícia Militar, também em Niterói.
Segunda dose da Coronavac pendente
Publicidade
De acordo com a SES, a Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS) enviou um documento aos 92 municípios para que informassem quantas doses da segunda aplicação da vacina CoronaVac estavam pendentes em suas populações. O documento foi encaminhado na última quarta-feira, para que as doses foram enviadas nas quantidades necessárias. A planilha foi repassada ao Ministério da Saúde.

Em reunião com a direção do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), foi decidido que as doses de CoronaVac que chegarem ao estado serão enviadas aos municípios que informarem o déficit. Com isso, as vacinas serão distribuídas proporcionalmente, segundo o total informado por cada órgão de saúde.
Vacinação grávidas e puérperas com comorbidades
Publicidade
Após as recomendações do Ministério da Saúde (MS) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre o imunizante Oxford/AstraZeneca, a vacinação de gestantes e puérperas com a marca foi suspensa no estado. Já à aplicação da segunda dose das gestantes que tomaram a AstraZeneca, a SES informou que está aguardando novas orientações do MS. Até o momento, essa aplicação também ficará suspensa.

Com relação às gestantes sem comorbidades, a vacinação ficará temporariamente suspensa, até que haja uma nova recomendação das autoridades de saúde. A recomendação do MS é vacinar apenas gestantes com comorbidades exclusivamente com as vacinas da Pfizer ou CoronaVac, que vem sendo destinadas para esse grupo no estado.