Por tiago.frederico
Rio - O Portal dos Procurados, serviço vinculado ao Disque-Denúncia, divulgou nesta segunda-feira cartaz com as fotos de Jorge Luiz da Silva Motta, Ali Kamel Issmael e David dos Santos Guido. Eles fazem parte de uma quadrilha que falsificava documentos para transformar imigrantes sírios em cidadãos brasileiros com certidão de nascimento, identidade, título de eleitor e passaporte.

Após oito meses de investigação, agentes da Delegacia de Defraudações (DDEF) identificaram 72 sírios envolvidos na fraude. Eles também chegaram a um endereço na Zona Norte, onde vivia Ali Kamel, de 71 anos, que é de cidadania síria e possui visto permanente para morar no Brasil. Segundo as informações, ele era figura importante no golpe, pois era quem produzia os documentos falsos.

Trio que falsificava documentos é procurado pela políciaDivulgação

A fraude acontecia nos livros de registros de nascimento e nas certidões de nascimento. Os documentos registram que eles nasceram no Rio entre as décadas de 1960 e 1970. Investigadores afirmam que as fraudes aconteceram entre 2012 e 2014.

Ainda de acordo com as informações, Jorge Luiz, funcionário do cartório onde eram feitas as fraudes, arrancava as folhas dos livros e levava para David dos Santos Guido, que foi um ex-funcionário, e que segundo a polícia foi demitido do cartório depois de outra investigação de fraude. Ele fazia o registro dos sírios como brasileiros em casa. Depois, Jorge recolocava as folhas no lugar, e assim nascia um brasileiro, acima de qualquer suspeita.
Publicidade
Ainda segundo as investigações da especializada, os acusados nem se preocupavam com a escolha das informações que eram registradas. Todos os sírios se tornaram brasileiros com certidões feitas bem depois do dia do nascimento, chamados de registros tardios. Todos nasceram dentro de casa, nunca em hospitais. Os endereços eram sempre os mesmos também, como um na Tijuca, onde teriam “nascidos” 13 desses brasileiros falsificados, que possuíam direitos como qualquer outro brasileiro nato, e até podiam votar e ter cargo eletivo, pelo fato de possuírem até título de eleitor.
Publicidade
Tudo começou a ser desvendando, quando um funcionário do Detran desconfiou das certidões de nascimento que tinham informações muito parecidas e após a Defraudações ser avisada, os policiais descobriram que os sírios não queriam se passar por brasileiros apenas no Brasil. Pelo menos 20 deles tiraram o passaporte brasileiro. O paradeiro dos sírios é desconhecido até hoje.
Os investigadores descobriram ainda pelas redes sociais que muitos viajam pelo mundo, como: Paris, Nova Iorque e Londres, na Europa, e muitos não se intimidam ao compartilhar textos que defendem atos terroristas ou mostrar simpatia por Hitler e o nazismo.
Publicidade
Foi expedido mandado de prisão dos três integrantes da quadrilha, sendo um por falsidade ideológica e formação de quadrilha ou bando, com pedido de prisão Preventiva. Eles já são considerados foragidos da Justiça.
Quem tiver alguma informação a respeito da localização dos acusados, denuncie, enviando uma mensagem de texto, vídeo ou fotos para o aplicativo de mensagens do WhatsApp do Portal dos Procurados (21) 96802-1650, ou entre em contato com a Central Disque-Denúncia pelo (21) 2253-1177 ou 0300-253-1177, para quem estiver fora da capital. O anonimato é garantido.