Por felipe.martins, felipe.martins
Rio - Dizem que na década de 60, quando foi criado o 13º salário, o objetivo era amenizar o impacto das despesas do início do ano. Só que a maioria acaba torrando o 13º no Natal... o que é compreensível depois de um ano de cão como foi 2015. Início de ano é a pior fase do ano para o consumidor. Aí seguem dicas úteis: 1) jamais pegar empréstimos para pagar contas; 2) cortar tudo que for possível, como comer fora; 3) venda objetos que não usa mais, como roupas, calçados, bicicleta etc; 4) não sofra por ter que parcelar os impostos, pois pode ser uma boa opção; 5) se sobrou grana do 13º, opte por pagar o IPVA à vista e o IPTU a prazo; 6) pesquise à exaustão os preços do material escolar; 7) reaproveite lápis, canetas, cadernos e réguas do ano anterior; 8) não se culpe se não puder viajar com a família, já que tudo continuará lá esperando por você ano que vem.
QUANTA DEMORA
Publicidade
Estou insatisfeito com a demora do prazo de entrega dos resultados de exames do laboratório Sérgio Franco. Deixei uma amostra, no dia 26 de outubro do ano passado, na filial do Méier com a promessa de que, no dia 12 de novembro, o resultado seria liberado, Allan Kardec de Oliveira, Méier.
O laboratório lamenta os transtornos causados ao leitor e pede desculpas pelo ocorrido. Nossa equipe foi informada de que o resultado do exame já foi liberado. Assessoria de Imprensa do laboratório Sérgio Franco
Publicidade
TROCA DO VENTILADOR
Comprei um ventilador da marca Arno no site Americanas.com. Ao abrir a caixa que chegou em minha casa me deparei com um produto bem diferente do equipamento que encomendei. Portanto, quero que a troca pelo produto que escolhi seja feita de forma imediata, Márcia Miranda, Tijuca.
Publicidade
O site Americanas.com providenciou a troca do ventilador e pediu desculpas pelo transtorno causado à leitora. Assessoria de Imprensa Americanas.com

LÂMPADA QUEIMADA
Publicidade
Moro na Rua Otacílio Negrão de Lima, no bairro Jardim Catarina, em São Gonçalo. Há quase um ano tem um fio solto que deixa o poste número 150 sem luz. Na mesma rua, há outras lâmpadas queimadas. Já fizemos contato com a prefeitura, mas nenhuma solução, Luiz da Silva, Jardim Catarina, São Gonçalo, na Região Metropolitana
Até a próxima segunda-feira uma equipe do Departamento de Iluminação Pública irá ao local para tomar as providências cabíveis. Assessoria de Comunicação Prefeitura de São Gonçalo
Publicidade

NA GARANTIA
Comprei um aparelho celular Motorola que em menos de um mês começou a apresentar problemas. Descarrega muito rápido, o teclado nem sempre aparece e dá erro no sistema. Fui à loja autorizada e só mudaram a bateria, mas os outros problemas continuaram, Erick Dantas, de Itaboraí, na Região Metropolitana
Publicidade
A Motorola lamentou o fato ocorrido e informou que já resolveu o caso com o comprador do celular de forma definitiva.Assessoria de Imprensa da Motorola no Brasil

CELULAR QUEBRADO

Enviei meu aparelho celular para assistência técnica da Sony em outubro do ano passado. O prazo de 30 dias para a realização do conserto venceu e entrei em contato com a empresa para saber o que aconteceu. Para minha surpresa, recebi a informação de que ainda não tinham uma posição do suporte técnico, Carlos Iran, Guadalupe

O leitor foi orientado a aguardar a chegada do produto em sua residência. Assessoria de Imprensa Sony Mobile

A MOTOROLA FOI CONDENADA no Rio Grande do Sul a pagar R$ 150 mil a cliente que teve parte da casa queimada em incêndio provocado pela explosão de seu celular. A perícia comprovou que o fogo partiu do aparelho.

“O momento é propício para aprender a se organizar financeiramente e colocar tudo na ponta do lápis"%2C Gabriela Vale – consultora financeira da LibrattaDivulgação

DÚVIDAS FREQUENTES: Tatiana Wagner de Souza, Advogada

Quem nunca se arrependeu de comprar por impulso? A situação é frequente, mas poucos sabem que podem desistir de uma compra feita pelo telefone, internet ou catálogos. A advogada Tatiana Wagner de Souza explica que o consumidor pode desistir do contrato, no prazo de até sete dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial. “Confira o produto antes de assinar o recibo de entrega. Verificada a compra, assine o recibo e pegue o comprovante de entrega com data e hora especificadas. Assim, o consumidor estará documentado para que exerça o seu direito de arrependimento no prazo de sete dias, de acordo com Código de Defesa do Consumidor”, orienta.