Em um ano, Rio registra mais de cem casos de microcefalia

Novo levantamento da Secretaria de Saúde mostra que 137 bebês já nascidos foram detectados com a doença

Por gabriela.mattos

Rio - O Estado registrou 171 casos de microcefalia durante um ano. Os dados são do novo relatório da Superintendência de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Sáude, divulgado nesta quarta-feira. Do total, 137 são bebês já nascidos e outros 34 são referentes ao período intra-uterino.

Doença transmitida pelo Aedes aegypti, a zika provoca o aparecimento de microcefaliaBanco de imagens

Desde o dia 18 de novembro, quando se tornou obrigatória a notificação de gestantes com manchas vermelhas na pele, a Secretaria registrou 3.082 casos de mulheres com o sintoma. Neste período, 154 dessas pacientes tiveram a confirmação do Zika vírus, mas não tiveram confirmação se os fetos apresentam microcefalia.

?LEIA MAIS: Brasil tem 270 casos de microcefalia confirmados

Já em 2014, o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC) contabilizou dez casos da doença no Estado. Novo levantamento consolidou os números do SINASC e do Relatório de Emergência em Saúde Pública (Resp), ambos do Ministério da Saúde.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia