Valéria Lima lutava contra o câncer e morreu aos 67 anos - Divulgação
Valéria Lima lutava contra o câncer e morreu aos 67 anosDivulgação
Por Paula Valviesse
Os amigos e protetores da causa animal de Nova Friburgo estão em luto. Morreu na manhã deste sábado (13/06), aos 67 anos, a cuidadora Valéria Lima, uma verdadeira guerreira da causa animal, que sempre se dedicou ao resgate e cuidado de animais abandonados. Mesmo sem recursos, contando apenas com doações, ela mantinha no sítio em que morava, no distrito de Amparo, um abrigo, onde chegou a cuidar de 200 cães e gatos.

Valéria lutava contra o câncer e quando precisou deixar sua casa para receber melhores cuidados, pode contar com a ajuda dos amigos, que organizaram a campanha “SOS Abrigo da Valéria Lima”, com objetivo de cumprir com o desejo da cuidadora de encontrar novos lares para os animais que ela tanto amava.

No início da campanha, 80 cães e 40 gatos estavam no abrigo. As adoções passaram a ser mediadas pela Subsecretaria Municipal de Bem Estar Animal (SSUBEA), sob a responsabilidade da amiga da cuidadora, Janaina Alves.

“Valéria estava na casa de amigos antes de ser hospitalizada, mas os animais continuavam no abrigo, então organizamos a campanha de adoção responsável e, como amiga e protetora independente, me escolheram para assumir a responsabilidade também pela manutenção do abrigo. Organizamos vaquinhas on-line para remédios, pagamento de um funcionário para cuidar do canil, compra de rações, etc”, contou Janaina.

Agora em memória de Valéria, a campanha irá continuar. São 55 doguinhos e quase 20 gatos que ainda precisam de um lar.

“Acredito que a Valéria já estava tranquila por saber que seus amigos da causa animal se reuniram para ajudar e que, com isso, os seus animais não ficariam desamparados. Vamos lutar até que o último deles tenha um novo lar, esse é o nosso compromisso. Os gatos estão sendo cuidados pela Confraria Miados e Latidos, mas ainda temos em torno de 20, que estão na propriedade e podem ser adotados”, diz Luanne Moliari, também amiga da cuidadora e protetora da causa animal.

Para quem deseja fazer parte desta causa adotando ou oferecendo um lar temporário, as informações podem ser solicitadas à Janaina, pelo telefone (22) 999431912; no Facebook, na página “SOS Abrigo da Valeria Lima”; e no Instagram @campanhadeadocao. Também é possível colaborar com recursos para a manutenção do abrigo, através do PicPay ou por meio de depósito em nome de Janaína Magda R. P. Alves (CPF: 073.544.747-03) - Bradesco/ Agência: 0540-1/ Conta corrente: 8426-3.