Nova Friburgo começa a vacinar crianças e adolescentes contra a meningite

Três Unidades Básicas de Saúde aplicarão a vacina a partir desta segunda-feira

Por Paula Valviesse

Unidade Básica de Saúde Silvio Henrique Braune, no Suspiro, em Nova Friburgo
Unidade Básica de Saúde Silvio Henrique Braune, no Suspiro, em Nova Friburgo -
Começa a ser disponibilizada em Nova Friburgo, nesta segunda-feira (15/06), a vacina contra meningite. O público-alvo são meninos e meninas de 11 e 12 anos, que receberão a dose da Vacina Meningocócica ACWY. Conforme protocolo do Ministério da Saúde, serão imunizadas também as crianças e adolescentes nesta faixa etária que receberam a Vacina Meningocócica C Conjugada, que agora passa ser aplicada somente em crianças menores de cinco anos.

No município as doses estarão disponíveis em três Unidades Básicas de Saúde. De segunda à sexta-feira na Silvio Henrique Braune, no Suspiro, e na Tunney Kassuga, em Olaria, das 8h às 17h. E na José Copertino Nogueira, no bairro São Geraldo, às terças e quintas-feiras, também das 8h às 17h.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as crianças e adolescentes deverão ser acompanhadas dos pais ou responsáveis e é necessário apresentar o cartão nacional de vacinação. Conforme os Decretos Municipais de enfrentamento da pandemia do coronavírus, as pessoas precisam usar máscaras e manter o distanciamento social ao procurarem o atendimento nas unidades de saúde.

A meningite é uma doença endêmica, que pode ser causada por vírus ou bactéria, causando a inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. É extremamente contagiosa e a única forma de prevenção é a vacinação.

Comentários