Helicóptero baseado na Região Serrana auxiliará nas missões de prevenção e combate a incêndios florestais - Divulgação
Helicóptero baseado na Região Serrana auxiliará nas missões de prevenção e combate a incêndios florestaisDivulgação
Por O Dia
A partir desta segunda-feira (20/07), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) passa a contar com um helicóptero baseado na Região Serrana para apoio às missões de prevenção e combate a incêndios florestais. Esse é o terceiro ano consecutivo que a aeronave fica à disposição da região para atender a vinte municípios durante o período de estiagem, que vai de maio a outubro.

A área coberta abrange as cidades de Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu, Duas Barras, Cordeiro, Cantagalo, Bom Jardim, São Sebastião do Alto, Macuco, Trajano de Moraes, Santa Maria Madalena, Petrópolis, Areal, Três Rios, Comendador Levy Gasparian, Paraíba do Sul, Sapucaia, Teresópolis, Sumidouro, São José do Vale do Rio Preto e Carmo.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a aeronave fará voos diários de monitoramento ambiental com o objetivo de identificar eventuais focos e evitar a propagação das chamas. O recurso aéreo também será utilizado para agilizar o transporte de tropa e de materiais, quando necessário, e para o combate direto em pontos de difícil acesso.

“Será um importante reforço para a Operação Extinctus, que já está em andamento na região. A situação se agrava durante o período de estiagem (maio a outubro) em razão das condições climáticas que favorecem a propagação do fogo, como as chuvas escassas e os ventos mais intensos”, afirmou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Roberto Robadey Júnior.

Para garantir o abastecimento da aeronave, a corporação também vai alocar na área um Auto Tanque de Combustível (ATC), veículo para abastecimento com querosene de aviação, que dispensará a necessidade de deslocamento para provisão. Segundo o comandante-geral da Corpo de Bombeiros, a medida é importante, porque evita o deslocamento do helicóptero entre a Serra e a Capital, cuja área de vôo as vezes é seriamente prejudicada pela neblina.

Um balanço da operação realizada em 2019 aponta que o helicóptero foi utilizado em 36 focos de fogo em vegetação e 34 ações de monitoramento ambiental, evitando proativamente grandes incêndios florestais.

A ação conta com apoio da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) e do Exército Brasileiro, que vão ceder bases para a aeronave da corporação em Nova Friburgo e Petrópolis, respectivamente.
Você pode gostar
Comentários