Luiz Carlos Lutterbach, prefeito de Duas Barras - Reprodução
Luiz Carlos Lutterbach, prefeito de Duas BarrasReprodução
Por O Dia
O prefeito de Duas Barras, Luiz Carlos Botelho Lutterbach (PP), morreu na madrugada desta terça-feira (11/08), por complicações da Covid-19. A confirmação foi feita pela Prefeitura, que emitiu uma nota de pesar e anunciou luto oficial de oito dias. Como se trata de uma morte por Covid-19, não será realizado velório, apenas a família deverá se despedir de Luiz Carlos, que deixa esposa e três filhos.

O sepultamento está marcada para a tarde desta terça-feira, no Cemitério da Irmandade de Nossa Senhora da Conceição, que fica no bairro Patrimônio.
"Duas Barras amanheceu triste. O Município perde, aos 55 anos, um dos homens públicos mais ilustres. Luiz Carlos Botelho Lutterbach, uma vida dedicada a lutar pelo bem estar da população. O rapaz simples, de origem humilde, que ingressou muito cedo na carreira política, com sonho se tornar prefeito de sua cidade e conseguiu", diz a homenagem feita pelos servidores municipais nas redes sociais.

Luiz Carlos, de 55 anos, testou positivo para a Covid-19 no dia 22 de julho e precisou de internação por causa de uma infecção pulmonar. Ele foi transferido para o Hospital São josé do Avaí, no município de Itaperuna, no dia 23, onde ficou internado na UTI, com a necessidade de intubação, por conta do agravamento do seu quadro de saúde.

A última informação sobre o estado de saúde do prefeito, publicada no dia 29 de julho, trazia informações de que seu quadro era estável, apesar de ainda estar respirando com auxílio de aparelhos.

Como não havia previsão de alta, o vice-prefeito, Fabrício Luiz Lima Ayres, assumiu de forma interina a administração municipal, em uma breve cerimônia de posse, realizada no último dia 3, na Câmara de Vereadores de Duas Barras.

Trajetória política

Luiz Carlos Botelho Lutterbach, de 55 anos, concorreu ao cargo de prefeito nas eleições de 2016, pelo Partido Progressista (PP), na Coligação Chegou a Hora da Mudança, tendo como vice-prefeito o médico, Fabrício Luiz Lima Ayres, atualmente com 50 anos. Sua candidatura venceu em primeiro turno, com 58,11% dos votos válidos.

Antes disso ele já havia concorrido ao pleito nos anos de 2004, pelo PFL; 2008, pelo PPS; e 2012, já pelo PP. Ele era servidor municipal e antes de ser eleito, exerceu cargos públicos à frente de secretarias municipais e como vereador.


Homenagens

Além da homenagem feita pelos servidores da Prefeitura de Duas Barras, foram publicadas notas de pesar pelos municípios vizinhos, instituições, deputados estaduais e federais e ainda pelo governador Wilson Witzel, que usou seu twitter para falar sobre o falecimento do prefeito de Duas Barras.

“Deixo meus sentimentos aos familiares e amigos do prefeito Luiz Carlos Botelho Lutterbach. Essa é a segunda perda por COVID na cidade de Duas Barras, na Região Serrana do RJ. Que Deus dê força e conforto à família”, publicou Witzel.

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Duas Barras informou ter recebido com enorme pesar a informação sobre a morte do prefeito e disse em nota: “Que Maria Santíssima conforte o povo bibarrense, seus familiares e amigos neste momento de perda irreparável”.

A Prefeitura de Cantagalo, município vizinho, também se pronunciou: “A Prefeitura Municipal de Cantagalo, através do Prefeito Guga de Paula, se solidariza com a família do Exmo. Prefeito Luiz Carlos Botelho Lutterbach, pelo seu falecimento ocorrido na madrugada desta terça-feira, 11 de agosto de 2020. Neste momento de dor e muita tristeza, manifestamos o mais profundo pesar e solidariedade com os familiares, amigos, colaboradores e cidadãos bibarrenses”.

O prefeito de Cordeiro, Luciano Batatinha, escreveu em suas redes: “Com tristeza recebo a notícia do falecimento do prefeito do município de Duas Barras, Luiz Carlos. Duas Barras perde um grande gestor! Me solidarizo com os familiares e os amigos. E vamos continuar com os cuidados necessários, a luta não acabou, esse vírus está cada dia fazendo mais vítimas. Luto”.

A Prefeitura de Bom Jardim também prestou sua homenagem: “O prefeito Antônio Gonçalves e funcionários da prefeitura de Bom Jardim endereçam aos familiares do chefe do Executivo de Duas Barras, Luiz Carlos Lutterbach, seus mais sinceros pêsames. Nossas condolências se voltam também aos habitantes desta terra. A notícia da perda do querido Luiz Carlos nos deixa sensibilizados e consternados”.
Você pode gostar
Comentários